Notícias

Prefeito de Porto Velho relata alívio com pacientes transferidos para outras cidades

Da Redação, com BandNews FM

Porto Velho tem 100% dos leitos públicos de UTI ocupados por pacientes com Covid Unsplash
Porto Velho tem 100% dos leitos públicos de UTI ocupados por pacientes com Covid
Unsplash


Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho, afirmou em entrevista à Rádio BandNews FM que a transferência de pacientes da cidade para outros estados ajudou a diminuir a pressão no sistema de saúde da cidade, que chegou a ter 100% dos leitos para Covid-19 ocupados. Segundo ele, não há falta de insumos, como oxigênio, mas o problema não acabou.

Chaves defendeu mais restrições no isolamento social para evitar o aumento no número de internações.

De acordo com o prefeito, mais 30 pacientes serão encaminhados ainda nesta segunda-feira (30) para Curitiba, no Paraná.

Hildon Chaves afirma que o sistema de saúde também foi afetado por causa do colapso no estado do Amazonas, já que eles fazem divisa. 

Ao longo de janeiro o número de casos confirmados de covid por dia em Rondônia mais que triplicou, não chegavam a 300 e agora estão perto de 1.000.  Mais de 540 pessoas estão internadas no Estado. Como não há mais vagas, os pacientes começaram a ser transferidos nesta segunda para outros Estados. Pelo menos 50 estão na fila para receber atendimento e podem precisar de uma vaga de UTI. Dois aviões da força aérea com 15 vagas cada vão ser usados na operação de transferência. 

Paraná e Rio Grande do Sul aceitaram receber os pacientes de Rondônia, mas como o estado de saúde da maioria não é ainda tão grave, alguns tem se recusado a deixar a cidade. A secretaria de saúde foi obrigada a fazer uma força tarefa para convencer as famílias. Outra saída para enfrentar a situação caótica, foi pedir que médicos sejam enviados para reforçar o atendimento. 

Mais notícias

Carregar mais