Prefeitos de 11 cidades do interior de São Paulo disseram que vão aderir ao lockdown proposto por São José do Rio Preto a partir de quarta-feira (17). As informações são da repórter Maju Arruda Leite, da Rádio Bandeirantes.
O prefeito do município Edinho Araújo se reuniu com os gestores para tentar convencê-los a adotar mais restrições além da fase emergencial.
No encontro virtual realizado na tarde desta segunda-feira (15), as autoridades concluíram que a medida é a única possibilidade de conter o avanço da doença.
O principal hospital da região, que atende 102 municípios, está próximo de 100% de ocupação e não tem mais como receber pacientes graves. Edinho Araújo alerta para o risco de colapso em várias cidades.
Ao todo, 48 prefeitos participaram do encontro e a expectativa é que o número de adesões aumente nas próximas horas.
Com o lockdown, supermercados, mercearias e mercados de bairro, poderão atender somente por delivery. O decreto, que será publicado hoje, trará medidas mais restritivas nos cinco primeiros dias, de 17 a 21 de março, podendo ser flexibilizado gradativamente após esse período.
Ibirá, Nova Aliança, Nova Granada, Palestina, Mira Estrela, Icém, Guapiaçu, Monte Aprazível, Jales, Bady Bassitt e Sales são as 11 cidades que também seguirão as restrições. Os prefeitos vão aguardar o decreto de São José do Rio Preto ser finalizado para redigirem as regras locais.