A prefeitura de São Paulo vai tentar antecipar a vacinação de outras faixas etárias de idosos. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido, afirmou que a grande adesão pela vacinação na capital vai permitir que a meta de imunização das pessoas com mais de 90 anos seja batida antes do previsto.
Apenas no primeiro dia de vacinação, um terço dos idosos com essa idade foi vacinado.
“Essa semana a gente deve falar com a Secretaria Estadual de Saúde para vermos a possibilidade de anteciparmos esse lote, que vai vir no dia 15 de fevereiro, tendo em vista que a vacinação na capital foi um sucesso. A gente espera complementar a vacinação dos idosos com mais de 90 anos até o meio da semana que vem. Acreditamos que vamos cumprir a vacinação dos 32.800 idosos com mais de 90 anos muito mais rápido do que a gente imaginava”, declarou Aparecido neste sábado, 6.
Até o momento, prefeitura prevê que apenas idosos com 90 anos ou mais sejam vacinados. A partir dia 15 de fevereiro, começa a aplicação das doses nas pessoas entre 84 e 90 anos. As demais faixas etárias ainda não têm calendário definido.
A princípio, apenas doses da Coronavac seriam distribuídas, mas ouvintes da Rádio Bandeirantes afirmam que estão saindo dos postos de vacinação com o registro da vacina de Oxford na carteirinha.
Aparecido disse que a secretaria vai apurar os relatos, mas que isso pode ocorrer porque também há doses desse imunizante sendo distribuídas na capital. Mas afirma não há motivo para preocupação, apenas de atenção em relação à segunda dose.
“Surpreendente a adesão dos idosos com 90 anos ou mais”, comemorou o secretário.
Nesta segunda-feira, a vacinação na capital foi ampliada para além das 468 unidades básicas de saúde. Começam a funcionar cinco pontos drive-thru e também quatro centros-escola.