Notícias

Prefeitura de SP promete medidas legais contra blocos que saírem às ruas

Uma nova reunião será realizada nesta próxima quarta-feira (20) entre a Prefeitura e os organizadores dos blocos

Por Maiara Bastianello

A Prefeitura de São Paulo vai fiscalizar e deve adotar medidas legais contra os blocos de rua no feriado de Tiradentes. O esquema especial de fiscalização vai responsabilizar os organizadores entre os dias 21 e 24 de abril, de acordo com um documento interno da administração municipal.

Segundo esse documento, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) vai circular pelas ruas da capital para flagrar e fotografar os blocos, notificando os organizadores para que “medidas legais sejam adotadas posteriormente”. 

Uma nova reunião será realizada nesta próxima quarta-feira (20) entre a Prefeitura e os organizadores dos blocos. Ao menos 50 blocos pretendem desfilar pelas ruas da capital durante o feriado, mesmo sem o aval das autoridades.

As festas do Carnaval foram adiadas em janeiro, diante do aumento de casos da Covid-19 em meio à disseminação da variante Ômicron. Depois, os desfiles das escolas de samba foram transferidos para o feriado de Tiradentes, mas o impasse entre a prefeitura e os organizadores da folia nas ruas seguiu. 

Desde o início de abril, as principais entidades que representam os blocos de Carnaval de São Paulo tentam a liberação da administração municipal para poder fazer a festa durante o feriado, alegando haver agora condições sanitárias, além das liberações para outros eventos públicos. A Prefeitura, no entanto, se opõe e alega não ter tempo de organizar a folia com a segurança e a infraestrutura necessárias para a passagem dos blocos.

Prefeitura reafirma apoio a blocos de rua

Em nota enviada à reportagem, a prefeitura de São Paulo afirmou que não fiscalizará ou adotará medidas legais contra os blocos de rua no feriado de Tiradentes como foi informado no texto.

A prefeitura também afirmou que apoia o carnaval dos blocos de rua e está à disposição para o diálogo permanente com as entidades que os representam, o que tem ocorrido em reuniões nas últimas semanas. 

“A gestão municipal, que defende as manifestações culturais e democráticas, está empenhada em encontrar uma data consensual com tempo hábil para planejar o evento e, assim, garantir a segurança e a infraestrutura necessárias para os foliões e toda a população da cidade.

“A intenção da Prefeitura e dos demais órgãos públicos envolvidos é encontrar uma alternativa comum que garanta, democraticamente, a realização dos desfiles dos blocos, mas com o planejamento necessário e máxima segurança possível para todos. Um evento dessa magnitude, como é de conhecimento público, exige um planejamento grandioso – roteiros, alterações no sistema viário e transporte público, infraestrutura básica, policiamento e serviços médicos, entre outros. É impossível realizar o carnaval de rua sem um grande esforço de organização, que garanta a segurança dos participantes e dos foliões”, finalizou.

Vídeos: ingressos pela desfiles de escolas de samba em SP seguem à venda
 

Tópicos relacionados

  • São Paulo

Mais notícias

Carregar mais