Índices de ocupação em leitos hospitalares e mortes caíram com vacinação em São Bernardo do Campo

A cidade começou a vacinar pessoas com 35 anos nesta quarta-feira (07)

Da Redação, com Marcela Terra, no Bora SP

Com a vacinação em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, os índices de ocupação de leitos hospitalares e mortes caíram. O prefeito da cidade, Orlando Morando, foi entrevistado no Bora SP e falou que a imunização em pessoas com 35 anos começa nesta quarta-feira (07).

“Os resultados são extremamente positivos. Nós reduzimos para 49% a taxa de ocupação nos leitos de UTI e os leitos de enfermaria estão em 45%. A gente chegou a ter 15 óbitos por dia e hoje estamos em quatro. A vacina claramente está mostrando sua eficiência”, disse. 

O município publicou um decreto em que a pessoa que escolher a vacina vai para o fim da fila. Antes cerca de 220 pessoas se recusavam a tomar o imunizante dependendo da fabricante, após a publicação na última quinta-feira (1º) o número caiu para 20 pessoas. Elas precisam assinar um termo indicando a recusa.

“Essa medida que adotamos além de não permitir que a pessoa escolha a vacina permitiu que a gente pudesse avançar nas idades. No dia de hoje nós já passamos a vacinar aqueles com 35 anos. Escolher vacina é um grande erro. O importante é tomar a vacina”, disse Morando. O prefeito ainda revelou que 64% da população adulta já tomou ao menos a primeira dose do imunizante em São Bernardo do Campo. Já foram 500 mil doses de vacinas aplicadas no município. 

Mais notícias

Carregar mais