Notícias

Prefeituras de cidades paulistas ampliam vacinação da 4ª dose da vacina da Covid

A nova etapa da campanha de vacinação foi autorizada pelo Ministério da Saúde, que ampliou a quarta dose para maiores de 40 anos a partir desta semana

Por Ana Paula Rodrigues

Cidades do ABC Paulista começam hoje a vacinar com a quarta dose pessoas a partir dos 40 anos. Já na capital paulista, o segundo reforço começa amanhã, mas a partir dos 45 anos.

A nova etapa da campanha de vacinação foi autorizada pelo Ministério da Saúde, que ampliou a quarta dose para maiores de 40 anos a partir desta semana.

O governo estatual de SP autorizou que as prefeituras que já tenham estoque iniciem o reforço contra a Covid-19.

Nesta terça-feira (21), São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Santo André iniciam o agendamento e a aplicação da quarta dose em maiores de 40 anos.

Em Diadema e Mauá, o segundo reforço para 40 anos começa amanhã. A quarta-feira é a mesma data em que a capital paulista vai começar também a aplicar o segundo reforço, mas apenas para maiores de 45 anos por falta de doses. No litoral do estado, Praia Grande começou a etapa ainda no sábado.

Capital aguarda novas doses

A capital aguarda o envio de mais vacinas para incluir outras faixas etárias, o que pode acontecer ainda nesta semana, como explica o secretário Municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

“Nós estamos ainda vacinando 50 anos ou mais e pela nossa contagem a gente ainda tem 500 mil pessoas para vacinar nessa faixa etária. Optamos para vacinar 45 anos ou mais com nossos estoques que é aproximadamente 500 mil pessoas também. Fica próximo ao nosso estoque que é de um milhão para não faltar vacina para ninguém. Se estado entregar a vacina na terça ou quarta, distribuímos na quinta e na sexta começamos com 40 anos ou mais”, explicou. 

O governo de SP afirma que aguarda que o Ministério da Saúde envie 2,5 milhões de doses para o público acima dos 40 anos e que, além disso, recebeu menos de um quarto do total que já havia sido pedido na semana passada para adultos com mais de 50 anos.

O reforço é aplicado para quem tomou a última dose da vacina há quatro meses e que, se tiveram Covid-19, tenham encerrado os sintomas da doença há pelo menos 15 dias.

Tópicos relacionados

  • Vacina
  • Covid-19
  • São Paulo
  • Eletromidia

Mais notícias

Carregar mais