O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, confirma que houve sugestão de mudança da bula da cloroquina em reunião no Palácio do Planalto. Ele diz que participaram do encontro o General Braga Netto, Luiz Henrique Mandetta, a médica defensora do tratamento precoce Nise Yamaguchi e um outro médico o qual ele não lembra o nome.
Barra Torres explica que foi Nise Yamaguchi quem sugeriu a mudança na bula durante a reunião: "Ela fez uma proposta absurda”.
O presidente da Anvisa afirma que rejeitou a ideia de forma brusca. Ele explica que a mudança de bula de qualquer medicamento só pode ser feita pela Anvisa a pedido do laboratório titular do registro e com ampla documentação comprobatória.
Ela (Nise Yamaguchi) fez uma proposta absurda
Na semana passada, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandeta falou à CPI da Pandemia sobre a reunião que tentava mudar a bula da cloroquina: "Havia sobre a mesa um papel não timbrado de um decreto presidencial para que fosse sugerido daquela reunião que se mudasse a bula da cloroquina na Anvisa, colocando na bula da cloroquina a recomendação para uso contra o coronavírus".
Mandetta disse ainda que o presidente teria um assessoramento paralelo sobre o combate ao coronavírus.
A minha posição sobre o tratamento precoce da doença não contempla essa medicação
O presidente da Anvisa afirma que até o momento as informações vão contra o uso da cloroquina na Covid-19. Ele também diz que é contra a recomendação do medicamento: "A minha posição sobre o tratamento precoce da doença não contempla essa medicação, por exemplo, e contempla, sim, a testagem e o diagnóstico precoce".