O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, já está em Brasília para sua primeira visita oficial ao Brasil e se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto.
Na reunião bilateral, Lula e Sánchez vão abordar temas como a grave situação humanitária na Faixa de Gaza, as perspectivas de avanço de uma solução de dois Estados, e do conflito na Ucrânia.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Pedro Sánchez e Lula devem discutir as negociações do acordo entre a União Europeia e o Mercosul. O espanhol saiu em defesa do acordo entre os blocos no início de fevereiro.
Em dezembro, durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, Lula declarou que tinha “um sonho” de que o acordo entre o bloco sul-americano e o europeu pudesse ser fechado ainda durante seu mandato.
Eles também conversaram por telefone, em novembro, sobre a necessidade de acelerar a conclusão do acordo comercial entre os blocos.
Na sequência, os presidentes se reúnem com uma delegação empresarial e participam de uma cerimônia para assinatura de acordos bilaterais entre os países. Lula oferecerá ao espanhol um almoço no palácio do Itamaraty, que contará com a presença da primeira-dama Janja da Silva.
Pedro Sánchez fará visita ao Senado na quarta-feira (6), ele será recebido pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, no Salão Nobre do Senado. A solenidade está marcada para às 15h.