Notícias

Presidente da Petrobras afirma que não houve mudança na política de preços da companhia

A declaração ocorreu no mesmo dia que o presidente da República Jair Bolsonaro fez críticas ao a alta do valor da gasolina

Gustavo Sleman, da BandNews FM

Presidente da Petrobras afirma que não houve mudança na política de preços da companhia
Presidente da Petrobras afirma que não houve mudança na política de preços da companhia
Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, afirmou que não houve mudança na política de preços da companhia. A declaração ocorreu no mesmo dia que o presidente da República Jair Bolsonaro fez críticas ao a alta do valor da gasolina.

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (27), a diretoria da estatal informou que a participação da empresa no preço do litro do combustível não passa de R$ 2.

Já em relação ao diesel, a Petrobras recebe cerca de R$ 2,49 por litro. Segundo levantamento apresentado durante a agenda, outras taxas, como impostos federais e estaduais, acabam influenciando composição dos preços dos combustíveis na bomba.

De acordo com Joaquim Silva e Luna, a estatal é responsável pela produção e refino do combustível, e que as demais etapas do processo estão relacionadas ao governo federal e ministérios.

No entanto, o diretor-executivo de comercialização e logística da companhia, Cláudio Mastella, afirmou que mudanças nos preços estão sendo analisadas. 

O presidente da Petrobras também ressaltou que o valor do petróleo Brent segue sendo monitorado. 

Questionado sobre um possível subsídio aos preços do gás de cozinha, Silva e Luna voltou a afirmar que o assunto não cabe a companhia, mas sim ao governo. A crise hídrica enfrentada pelo país também foi abordada durante a entrevista.

A diretoria da estatal ressaltou que a empresa vem, desde de 2020, agindo para ampliar a oferta de gás para termelétricas.

Entre as ações, estão a ampliação do terminal de gás natural liquefeito do Rio de Janeiro e a interligação das Rotas 1 e 2.

Atualmente, segundo a direção, as termelétricas da Petrobras representam cerca de 3% da matriz energética do país. 

Segundo o presidente Joaquim Silva e Luna, nos últimos 12 meses a Petrobras triplicou a oferta de gás para termelétricas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais