
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse que decidiu responder com medidas tarifárias e não tarifárias ao anúncio de Donald Trump de impor taxas de 25% sobre produtos mexicanos importados nos Estados Unidos a partir de terça-feira (4).
A presidente convocou os mexicanos para uma reunião informativa no próximo domingo, 9 de março, para detalhar as ações. Claudia Sheinbaum disse que a Casa Branca divulgou ontem um comunicado ofensivo, difamatório e infundado sobre o governo mexicano. Falou que não há razão, apoio ou justificativa para apoiar a decisão de Trump, que afetará os povos e nações.
Sheinbaum afirmou que o México é um país livre, independente e soberano. No anúncio que confirmou a aplicação das tarifas, Donald Trump disse ter dado ao Canadá e ao México ampla oportunidade de conter a perigosa atividade dos cartéis e o fluxo de drogas letais, mas que os países falharam em abordar a situação adequadamente.
Segundo Trump, organizações mexicanas de tráfico de drogas, as maiores traficantes de fentanil do mundo, operam sem impedimentos devido a um relacionamento intolerável com o governo do México.