Primeiro Jornal

Barragem tem risco de rompimento e autoridades alertam moradores em MG

Sete municípios cortados pelo Rio São João estão na área sujeita a risco

Por Felipe Bambace

A Prefeitura de Pará de Minas, a 85 quilômetros de Belo Horizonte, e a Defesa Civil de Minas Gerais alertaram para o risco de rompimento de uma barragem na região e emitiu um alerta na noite deste domingo (9) para que os moradores deixem as casas nas áreas ribeirinhas abaixo da Usina Carioca. 

A estrutura fica no limite com o município de Conceição do Pará e em caso de rompimento pode atingir casas também nas cidades de Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo e Casquilho de Cima.

A Defesa Civil de Minas Gerais negou que tenha ocorrido o rompimento da barragem e disse que monitora a situação.

As fortes chuvas que atingem a região preocupam as autoridades, que já abriram pontos de apoio para abrigar a população atingida pela ordem de deixar as casas.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que bombeiros pedem para que a população se afaste das áreas próximas ao rio São João.

Uma sala de controle foi montada na cidade de Conceição do Pará e reúne Bombeiro de Minas Gerais, Defesa Civil, Polícia Militar, órgãos das prefeituras da região e a empresa Santanense, responsável pela barragem.