Primeiro Jornal

Frente fria leva neve ao Sul, queda de temperatura no Norte e ventania em SP

Ar polar que atinge o Brasil se estende ao longo do fim de semana e pode deixar Sul e Leste da Bahia mais frios

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

A entrada de ar polar no Centro-Sul fez as temperaturas despencarem no Brasil desde a última quinta-feira (18). Chegou a nevar em Urubici, Região Serrana de Santa Catarina, e teve chuva congelada em São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul. A previsão para este fim de semana é de mais frio.

Vídeos publicados nas redes sociais e reproduzidos nos telejornais da Band mostram os moradores de Santa Catarina – estado que teve a cidade com a menor temperatura do país – interagindo com a neve. No Rio Grande do Sul, região de fronteira, o destaque foi a chuva congelante.

No Sul do país, as menores temperaturas do dia foram registradas em Bom Jardim da Serra (-6,4ºC), São José dos Ausentes (-4ºC), Pedras Altas (-3ºC), Soledade (-3ºC), Caçapava do Sul (-2), Cambará do Sul (-2). 

Há risco de geada na maior parte do território gaúcho. Não deve gear nas áreas litorâneas, no Vale do Itajaí nem no Norte e no Leste do Paraná.

Frio no Norte, Centro-Oeste e Sudeste

Em São Paulo, ventos fortes e chuva provocou queda brusca de temperatura na capital, que registrou 9ºC nesta capital. A frente fria não deu trégua nem para estados do Norte, como Rondônia, parte do Acre e Sul do Amazonas. No Centro-Oeste, o destaque vai para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Sul de Goiás.

Segundo o Climatempo, nuvens carregadas ainda crescem em parte da região Norte e se espalham pelo Leste do Nordeste.

Previsão de sexta (19)

Nesta sexta-feira (19), o alerta para frio intenso predomina no Sul. Temperaturas negativas serão registradas nos três estados. A nebulosidade, inclusive com previsão de chuva, estará presente em áreas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O dia será de muito sol, calor e tempo seco em quase todo o Nordeste do Brasil. Algumas pancadas de chuva ocorrem no litoral da Bahia, em Sergipe, em Alagoas, no leste de Pernambuco, leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Fim de semana

Ainda segundo o Climatempo, neste fim de semana, 20 e 21 de agosto, o ar polar estará espalhado pelo interior do Brasil. As temperaturas continuarão baixas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste. A Madrugada será fria no Acre, Rondônia e Amazonas. O Sul e Leste da Bahia também registrarão temperaturas baixas.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.