Primeiro Jornal

Homem negro desmaia após soco de PM durante abordagem em SP; vídeo

Policiais alegam que foram desacatados e homem estava embriagado; abordados apontam racismo

Da Redação, com 1º Jornal

Um homem negro desmaiou após levar soco no queixo de um policial militar durante abordagem em Caieiras, na grande São Paulo, no último sábado (29). Os agentes alegam que foram recebidos com xingamentos na ação e o homem estava com “claros sinais de embriaguez”. As informações são de Karina Cordeiro e Mark Figueiredo, no 1º Jornal.

A pessoa que fez as imagens da ação com um celular acusa os policiais de racismo.

De acordo com relato policial no boletim de ocorrência, três homens que estavam em duas motocicletas, no bairro Laranjeiras, foram abordados pelos agentes e se negaram a obedecer às ordens.

Segundo eles, um dos homens, identificado como Kaio Souza, estava embriagado e começou a desacatar um dos policiais, que pediu para que ele se afastasse.

No vídeo gravado por uma testemunha, é possível ver que os homens abordados se indignam com a abordagem e iniciam uma discussão (assista a ação na íntegra abaixo).

Nas imagens, é possível ver o momento em que, durante a discussão, o policial identificado como cabo Oliveira grita “afasta” e depois acerta um soco no queixo do abordado, que cai no chão e não se mexe.

Os policiais, Cabo Oliveira e soldado Dietrich, da 5ª cia do 26ºBPM/M, relatam ainda que foram cercados por moradores e familiares dos envolvidos, que acusavam os policiais de racismo.

O agredido ficou desacordado por alguns minutos e foi socorrido ao Hospital de Caieiras. 

A ocorrência foi registrada como embriaguez, resistência, desobediência e lesão corporal mútua no Delegacia de Caieiras.

A Polícia Militar diz que foi instaurado inquérito para apurar o caso, que é acompanhado pela corregedoria da corporação. O policial que agrediu o homem foi afastado do serviço operacional.

Tópicos relacionados