A justiça do Rio de Janeiro concedeu habeas corpus ao juiz Jorge Jansen Coñago Novelle, que foi preso em flagrante no último domingo (2) por importunação sexual contra uma mulher em Copacabana, na Zona Sul da cidade. Ele foi solto nesta quarta-feira (5).
A defesa alegou que o juiz está se recuperando de uma cirurgia na coluna para reparação de vértebra faturada por comprometimento da medula. Na decisão, a justiça determinou que Jorge comprove que deu inicio ao tratamento contra alcoolismo em 10 dias, além de ter que apresentar, a cada 15 dias, um atestado que mostra a frequência de comparecimento ao procedimento.
Entenda o caso
De acordo com a investigação, o juiz, de 62 anos, pediu carona na bicicleta elétrica de uma dentista, de 28 anos, no último domingo, em Copacabana, na Zona Sul. A mulher relatou ter ficado reticente em aceitar, mas teve pena por se tratar de um idoso e sabia que o equipamento permitia que duas pessoas ficassem afastadas, sem contato físico. Antes de subir na garupa, Jorge ainda teria avisado: "Não vou encostar em você, não se preocupe".
Minutos depois, Jorge teria passado a mão na cintura da mulher enquanto falava "Nossa, você é muito linda, muito gatinha". Neste momento, ela ordenou que ele parasse e saísse da bicicleta.
Jorge Jansen foi preso em flagrante, por importunação sexual, resistência e desacato.