O policial rodoviário federal aposentado Fábio Cezar Zortéa, de 59 anos, morreu após ser atingido a tiros por um policial militar, na madrugada desta segunda-feira (23), no centro de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul.
Ele tentava interceder pelos dois filhos, que foram abordados por dois policiais do 2° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2°BPAT), em frente ao seu apartamento, quando foi alvejado.
Segundo o delegado plantonista Adriano Koehler, da Polícia Civil, informações preliminares apontam que os dois jovens, filhos do PRF aposentado, teriam ido comprar cerveja em uma padaria, onde houve um desentendimento.
A Brigada Militar foi acionada e, em frente ao prédio, houve a abordagem dos policiais aos irmãos. A BM afirma que Zortéa, então, saiu de um prédio e entrou em confronto com os dois policiais.
Um PM foi ferido, um dos filhos foi atingido e está internado no Hospital Nossa Senha dos Navegantes e o policial rodoviário federal aposentado morreu no local.
De acordo com o advogado Ivan Brocca, que representa a família, Zortéa estava desarmado. Ele foi à delegacia prestar queixa e requer que o crime seja enquadrado como duas tentativas e um homicídio doloso consumado.