Primeiro Jornal

Saiba como está a vacinação de adolescentes pelo Brasil

Decisão do Ministério da Saúde ocorre apesar da autorização pela Anvisa do uso da vacina da Pfizer para pessoas desta faixa etária

Érick Mota, Pedro Pannunzio, Marcus Sadok, Milene Rios, Luan Rodrigo e Ciça Kramer, no 1º Jornal

Apesar dos pedidos do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga para que os gestores locais respeitem o Plano Nacional de Imunização (PNI) alguns estados anunciaram que continuaram a imunizar os adolescentes entre 12 e 17 anos. 

O Ministério da Saúde suspendeu a recomendação para imunização contra Covid-19 em jovens de 12 a 17 anos, restringindo a aplicação das vacinas somente aos adolescentes que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

A decisão ocorre apesar da autorização pela Anvisa do uso da vacina da Pfizer para pessoas desta faixa etária. A nota técnica foi publicada no sistema do Ministério da Saúde na noite desta última quarta-feira (15). Veja a situações em estados e capitais:

Sudeste

O governo do estado de São Paulo não vai seguir a nova recomendação do Ministério da Saúde. O governador João Doria chamou de equívoco de paralisar a vacinação dos adolescentes e que não há razão cientifica para isso. 

Em São Bernardo do Campo (SP) a morte de uma adolescente de 16 anos está sendo investigada e a Prefeitura disse que não há elementos que comprovem a relação entre a morte e a vacina. Em todo o estado mais de 70% da faixa etária já recebeu uma dose da vacina. 

A cidade do Rio de Janeiro manteve o calendário e vai vacinar adolescentes de 14 anos nesta sexta-feira (17), mesmo quem não tenha comorbidade. A partir da próxima segunda-feira (20) a definição sobre a imunização em adolescentes para os demais municípios e para capital fluminense ainda será decidida. 

Em Minas Gerais, a secretaria estadual de saúde reviu sua decisão e vai retomar a vacinação em jovens sem comorbidades. A pasta afirmou que o imunizante da Pfizer é seguro para ser aplicado neste público. Belo Horizonte vai manter a vacinação, mas disse que aguarda a chegada de doses para convocar esse grupo.

Em Vitória (ES) a vacinação segue para todos os adolescentes.

Centro-Oeste

Na região as capitais Goiânia (GO) e Campo Grande (MS) anunciaram que seguirão imunizando os adolescentes. Já Cuiabá (MT) e o Distrito Federal seguirão as recomendações do Ministério da Saúde e por enquanto declararam suspensa a imunização de menores de idade sem comorbidades. 

Nordeste

Depois de Salvador restringir a vacinação àqueles com comorbidades, deficiências permanentes ou que estejam privados de liberdade, a capital baiana, assim como o restante do estado, foram orientados a seguir com a vacinação geral em adolescentes. 

A decisão foi tomada após reunião nesta sexta-feira (17) entre representantes dos municípios com o governo estadual. A CIB (Comissões Intergestores Bipartites), instância deliberativa do SUS, disse que o Ministério da Saúde "implementou unilateralmente decisões sem respaldo técnico e científico".

Os estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Pernambuco também seguem com a imunização.

Em Maceió (AL), Natal (RN) e João Pessoa (PB) houve suspensão.

Norte

Rio Branco (AC) optou pela continuidade pela vacinação contra a Covid-19 para o público a partir dos 12 anos de idade. A Prefeitura explicou que há vacina suficientes em estoque e caso não sejam direcionadas para os adolescentes poderão ter seus prazos de validade extrapolados. A meta é vacinar 40 mil adolescentes, porém apenas 20 mil foram imunizados com a primeira dose. 

Sul

Em Curitiba (PR) há suspensão da vacinação. Já em Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) continuam imunizando os adolescentes entre 12 e 17 anos. A capital catarinense vacina os jovens a partir de 16 anos e na capital gaúcha a partir dos 15 anos.

Tópicos relacionados