Procon notifica Voepass e envia fiscais para o Aeroporto de Congonhas, em SP

Segundo o órgão, objetivo é verificar como a Voepass está orientando os passageiros afetados pela suspensão de suas operações; Latam também foi notificada

da redação

Procon notifica Voepass e envia fiscais para o Aeroporto de Congonhas, em SP
Voepass
Reprodução/ Agência Brasil

O Procon de São Paulo notificou a Voepass para prestar esclarecimentos sobre como estão atendendo os consumidores após decisão da Agência Nacional de Avião Civil (Anac), que suspendeu as operações da companhia aérea. O órgão também enviou equipes de fiscalização ao Aeroporto de Congonhas para acompanhar o atendimento e orientar os passageiros que possam ter sido surpreendidos pela decisão.

As empresas devem informar sobre como a suspensão dos voos foi comunicada aos passageiros; como as empresas estão atendendo aqueles que se encontram no aeroporto; quais as alternativas que estão oferecidas; os canais de atendimento disponibilizados, dentre outras, sempre relacionadas aos direitos dos consumidores previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Os passageiros que já se encontrarem nos aeroportos, têm direito a: comunicação grátis em atrasos superiores a 1 hora; alimentação para atrasos de 2 horas e hospedagem a partir de 4 horas de atraso. Se o aeroporto for da mesma cidade do consumidor, ele terá direito a transporte até sua residência.

Segundo o Procon, o dever de informar os passageiros sobre alterações e cancelamentos de voos será da empresa responsável pela comercialização dos bilhetes.

O órgão também explica que as empresas precisaram informar a situação do voo, e as alternativas previstas na legislação, tais como: 

  • Reacomodação em outro voo da mesma companhia aérea ou até de outra companhia; 
  • Execução do serviço para o mesmo destino por modalidade como via rodoviária, por exemplo; 
  • E reembolso do valor pago integralmente, dentre outros.

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