Produção de veículos cai 16% em junho, segundo a Anfavea

Já os emplacamentos, que acumulam 998,6 mil unidades no ano

Da redação

Produção de veículos cai 16% em junho, segundo a Anfavea
Queda no preço de carros populares aqueceu o mercado
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores mostrou que a produção de veículos teve uma queda em junho. Segundo a Anfavea, o elevado estoque nos pátios em maio causou uma queda de 16,8% na produção, resultando na paralisação de 5 fábricas.

Ainda segundo o balanço, houve um expressivo crescimento na última semana de junho, quando foi registrada a maior venda diária dos últimos 10 anos e a 3ª da história, provocado pelos descontos em carros zero anunciado pelo governo. 

“Foi uma excelente medida de curto prazo para aquecer o mercado, reduzir os estoques e, principalmente, proporcionar que mais consumidores, incluindo pessoas jurídicas na segunda fase, tivessem acesso aos veículos de entrada”, explicou Presidente Márcio de Lima Leite.

Os dados da Anfavea mostram que os estoques se reduziram de 251,7 mil em maio para 223,6 mil veículos em junho, entre montadoras e concessionárias.

Para veículos pesados, no entanto, os reflexos da MP ainda não foram percebidos, pois a utilização dos bônus de R$ 700 milhões para caminhões novos, e de R$ 300 milhões para ônibus novos, ainda demanda regulamentações e alguns ajustes operacionais.

As exportações, por enquanto, estão indo na contramão dos índices do mercado interno. Depois de dois anos de forte recuperação, os envios estão caindo neste ano. Nos primeiros seis meses, 227,2 mil autoveículos foram exportados, ante 246,3 mil do primeiro semestre de 2022, uma redução de 7,7% nos embarques.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais