Notícias

Anonymous divulga mensagem convocando a protestos contra Bolsonaro

Mensagem creditada a grupo de ativistas declara "guerra" a presidente da República

Da Redação 06/09/2021 • 17:07

O grupo de ativistas online Anonymous divulgou nesta segunda-feira (6) um vídeo convocando protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o 7 de setembro. Na mesma data, manifestações a favor e contra Bolsonaro devem ocorrer em diversas cidades do Brasil.

Na gravação, uma mensagem em inglês diz que o presidente “vem flertando cada vez mais com a possibilidade de um golpe” e que “pretende (...) preparar uma narrativa de que o povo deseja que ele permaneça no poder”, a despeito da queda de sua aprovação em pesquisas nos últimos meses.

“Nós acreditamos que o caminho para uma sociedade ideal vem de mais democracia, e não menos. Com participação popular na tomada de decisões, ao invés de uma carta branca entregue a cada quatro anos”, afirma a gravação. “Acreditamos na autogestão, não na falácia de um ditador benevolente. O povo merece o poder, não um coturno na cara.”

Ainda no vídeo, os ativistas anunciam “guerra” contra Bolsonaro, e prometem fazer o presidente “pagar por seus crimes”.

Confira a mensagem completa:

Saudações, cidadãos do mundo

Muitos acontecimentos recentes no Brasil nos chamaram a atenção,

O presidente Jair Bolsonaro sabe que sua aprovação tem caído entre a população, que tem sido massacrada pelas atrocidades cometidas por seu desgoverno. Desde então, ele vem flertando cada vez mais com a possibilidade de um golpe.

Assim como Trump, após ter colocado o processo eleitoral sob suspeita, sem nenhum tipo de evidência plausível e ser derrotado, tudo que restou a Bolsonaro foi ser vago em suas mais recentes declarações a seus apoiadores.

O que Bolsonaro pretende com este chamado é preparar uma narrativa de que o povo deseja que ele permaneça no poder, uma vez que as eleições não são confiáveis, de acordo com ele.

Como se o povo quisesse o fim da pouca, imatura e limitada democracia que ainda possui.

No entanto, nós acreditamos que o caminho para uma sociedade ideal vem de mais democracia, e não menos. Com participação popular na tomada de decisões, ao invés de uma carta branca entregue a cada quatro anos.

Acreditamos na autogestão, não na falácia de um ditador benevolente.

O povo merece o poder, não um coturno na cara.

Por isso, é importante que, neste 7 de setembro, tomemos as ruas para mostrar o quanto o queremos fora do governo, vencido.

Em suas próprias palavras, restarão apenas duas opções para ele: prisão ou uma sepultura.

Precisamos mostrar que as minorias, quando juntas sob a mesma bandeira, são a maioria. Precisamos de um grito real de independência, para fazer esta data entrar mais uma vez para a história.

E nós estaremos entre vocês.

O que resta ao presidente é a mensagem de que nós não ficaremos parados enquanto você flerta com o golpe.

A guerra está declarada, e faremos você pagar por seus crimes.

As pessoas que você está mantando são as pessoas das quais você depende. Nós fazemos o pão que você come, nós arquivamos seus documentos, nós entregamos suas encomendas.

Estamos em todos os lugares.

Somos o Anonymous.

  • Jair Bolsonaro