O presidente russo, Vladimir Putin, deve anunciar no mês que vem a candidatura para as eleições presidenciais de 2024. As informações foram divulgadas por um jornal local russo, que também informou que o anúncio deve ser feito em uma conferência em Moscou. As eleições serão em março do próximo ano.
Caso Putin concorra e seja eleito, ele poderá ficar no poder até, pelo menos, 2030. Ele já está no poder há mais de 20 anos. Segundo a agência de notícias Bloomberg, o Kremlin procura proporcionar a Putin uma vitória decisiva para demonstrar o apoio da população russa em meio à guerra com a Ucrânia.
Putin chegou à presidência em 1999, substituindo interinamente Boris Yeltsin. Em 2000, foi eleito efetivamente para o cargo, sendo reeleito em 2004. Em 2008, quando não pôde concorrer à Presidência, apoiou o vencedor Dmitri Medvedev e acabou nomeado primeiro-ministro.
Já em 2012, voltou à Presidência, sendo reeleito em 2018 para um mandato de seis anos. Em 2021, o Parlamento russo aprovou uma lei permitindo que o atual presidente dispute as eleições de 2024 e 2030. Diplomatas, espiões e autoridades avaliam que Putin deve permanecer no poder enquanto for vivo.