Notícias

Putin diz que vai avaliar plano de paz da África sobre guerra na Ucrânia

'A iniciativa africana (de paz) merece a maior atenção, não deve ser subestimada', disse o presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso

Da Redação

Putin diz que vai avaliar plano de paz da África sobre guerra na Ucrânia
Putin ao lado de líderes africanos na cúpula Rússia-África
Sergei Chirikov/Pool via REUTERS/File Photo

Durante a cúpula Rússia-África desta sexta-feira (28), os líderes africanos pressionaram o presidente russo, Vladimir Putin, a seguir com a proposta de paz na Ucrânia enviada por eles. O Kremlin, em resposta, afirmou que Moscou está pronto para negociações e vai avaliar o plano. 

“A iniciativa africana (de paz) merece a maior atenção, não deve ser subestimada”, disse o presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, a Putin e outros líderes africanos em São Petersburgo. “Mais uma vez, pedimos com urgência a restauração da paz na Europa”, acrescentou. 

O presidente da Rússia estava respondendo aos comentários do presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, que afirmou que o bloco atribui grande valor à integridade e soberania dos países e à solução pacífica de crises por meio de compromissos. 

Putin apontou que a iniciativa de paz africana na Ucrânia é um indicador do aumento do papel do continente. "Isso diz muito porque, anteriormente, quaisquer missões mediadoras eram monopólio exclusivo das chamadas democracias desenvolvidas", enfatizou o russo.

Volodymyr Zelensky já informou que não vai negociar com a Rússia enquanto Moscou possuir territórios. 

Acordo de grãos 

O presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi, pediu à Rússia que retome com o acordo de grãos do Mar Negro, que entrou em colapso após a saída de Moscou.”É essencial chegar a um acordo”, disse ele. 

Países que dependem de exportações, incluindo o Egito, pediram que o Kremlin voltasse a aderir ao acordo para evitar uma crise alimentar global.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais