Notícias

Putin envia tropas de "manutenção da paz" para regiões separatistas da Ucrânia

Ocidente criticou a atitude de Moscou. A Otan, a Aliança Militar do Atlântico Norte, afirmou que Putin criou um pretexto para invadir a Ucrânia

Por Da redação

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta segunda-feira (21, hora de Brasília) o envio de tropas de “manutenção de paz” para as duas províncias separatistas da Ucrânia, Donetsk e Luhansk, na fronteira russa. A medida foi anunciada após o discurso em que Putin reconheceu a independência das duas regiões, que possuem movimentos pró-Moscou.

A decisão divulgada nesta segunda-feira, 21, acirra ainda mais as tensões entre os dois países. Já existem aproximadamente 190 mil soldados russos ao longo da fronteira ucraniana, segundo informaram os EUA na sexta-feira.

O reconhecimento da independência das regiões separatistas da Ucrânia foi recebida nos EUA e na Europa com consternação e advertências de sanções, que só devem ser detalhadas nesta terça-feira. A França pediu uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, do qual EUA e Rússia são membros permanentes e possuem poder de veto.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou ter conversado com o presidente dos EUA, Joe Biden, e deve conversar com o premiê britânico, Boris Johnson.

O Ocidente criticou a atitude de Moscou. A Otan, a Aliança Militar do Atlântico Norte, afirmou que Putin criou um pretexto para invadir a Ucrânia e que essa atitude faz com que uma solução diplomática para a crise fique pouco viável. A ONU disse ainda que a fala de Putin viola a soberania ucraniana.

Comemorações e absoluta tensão

No leste da Ucrânia, o enviado especial da Band Yan Boechat relatou que o clima é de tensão e expectativa. Imagens divulgadas nas redes sociais mostraram que tropas russas já teriam entrado nas províncias separatistas de Donetsk e Luhansk, que ficam na fronteira.

Em Donetsk, pessoas foram às ruas comemorar com bandeiras russas --a independência era um pedido antigo da população da região, que se rebelou contra o governo central de Kiev em 2014, quando Putin ocupou a Crimeia, outra região ucraniana. Desde então, mais de 15 mil pessoas morreram no conflito. 

Sanções econômicas

Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia anunciaram que vão impor sanções à Rússia pelo envio de tropas a Lugansk e Donetsk, regiões separatistas na Ucrânia.

Os Estados Unidos disseram que vão bloquear o comércio com as regiões separatistas. Reino Unido e União Europeia também falam em sanções econômicas, mas os detalhes devem ser revelados somente nesta terça-feira (22).

Tópicos relacionados

  • Internacional
  • Rússia
  • Ucrânia
  • EUA

Mais notícias

Carregar mais