A polêmica envolvendo o bilionário Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), segue em alta nas redes sociais. Isso porque, nos últimos dias, o magnata anunciou o fechamento do escritório do X, o antigo Twitter, por não concordar com decisões do magistrado em inquéritos que cobram informações e bloqueio de perfis cadastrados na plataforma.
No último sábado (17), Musk publicou o que seria uma decisão de Moraes que impunha multa e pedido de prisão contra a representante legal do X no Brasil, caso as solicitações do STF não fossem cumpridas. A Band procurou a assessoria de imprensa da Suprema Corte para questionar a autenticidade dos documentos, mas não houve resposta.
Em meio ao fechamento do escritório e ao descumprimento de ordens, internautas e analistas discutem o funcionamento do X no Brasil. No futuro, a plataforma deve ficar fora do ar? Esta e outras questões sobre o tema serão pautadas numa entrevista, transmitida ao vivo, com o advogado Luiz Augusto D’Urso, especialista em direito digital.
A transmissão será às 15h, no canal Band Jornalismo, no YouTube, com apresentação do jornalista Édrian Santos, repórter do Band.com.br. A live tentará expor quais os possíveis próximos passos de Musk, do X e do Judiciário brasileiro em meio à agenda internacional contra a desinformação.