Notícias

Sobe para 106 número de mortes após chuva em Pernambuco

Dezesseis pessoas desaparecidas tiveram os nomes registrados. Duas foram arrastadas por enxurradas

Por Narley Resende

Moradora retira objetos danificados em enchente em Recife  Reprodução / TV Band
Moradora retira objetos danificados em enchente em Recife
Reprodução / TV Band

Subiu para 106 o número de mortos em decorrência da chuva no Grande Recife. Dez pessoas desaparecidas tiveram os nomes registrados e 6.198 estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil de Pernambuco

Oitenta e quatro vítimas foram identificadas entre sexta-feira (27) e a noite de domingo (29) e mais nove corpos foram achados na segunda-feira (30).

Mesmo com chuva, o Corpo de Bombeiros retomou por volta das 7h30 desta terça-feira (31) as buscas por desaparecidos. Entre as pessoas, duas foram arrastadas por enxurradas. 

Pelo menos 15 barragens são monitoradas. 

A precipitação constante dificulta o trabalho de buscas. Ainda há alerta para esta terça (31) em parte do Nordeste. O InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) diz que há risco de forte chuva e ventania na Paraíba, Sergipe, Bahia e Alagoas, além de Pernambuco.

O quarto dia de buscas por desaparecidos se concentra, principalmente, em Jardim Monte Verde, em Ibura, entre a capital e Jaboatão dos Guararapes, onde vinte pessoas morreram soterradas. Ainda há vítimas desaparecidas entre os escombros. 

As buscas são feitas pelo Corpo de Bombeiros, por moradores, pelo Exército e por bombeiros de outros estados, que enviaram efetivo a Pernambuco. Também há trabalhos em Olinda e outras cidades da região. 

Desastre

A chuva forte causou mortes e danos principalmente na Região Metropolitana de Recife, mas também atingiu o leste de Alagoas e cidades de Sergipe e Paraíba. 

O plano de contingência da prefeitura de Recife foi acionado na sexta-feira (27), quando a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu um comunicado informando a previsão de chuva intensa para o final de semana. O governo de Pernambuco informa que, neste momento, há 12 pontos de deslizamento sendo acompanhados pelas equipes.

O decreto de situação de emergência publicado pelo Estado permite que os municípios solicitem recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil. Os municípios em emergência em Pernambuco são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.

Na segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve em Recife junto com comitiva de ministros e anunciou R$ 500 milhões de ajuda à região. Bolsonaro aproveitou o evento para criticar adversários políticos

Ajuda

A Cufa (Central Única das Favelas), em parceria com a Band, arrecada doações para ajudar as pessoas em situação de emergência em Pernambuco e Alagoas. A chave PIX para doações é: abraceonordeste@cufa.org.br 

As doações serão revertidas em alimentos, itens de higiene e outros produtos. 

Várias entidades de Pernambuco, como a Prefeitura do Recife, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquidiocese de Olinda e Recife, shoppings da Região Metropolitana, o Sport e o Náutico divulgaram canais para receber doações para as famílias afetadas.

Tópicos relacionados

  • Brasil
  • Band Abraça

Mais notícias

Carregar mais