Notícias

Quatro membros do conselho da Petrobras deixarão cargos após mudança no comando

Da Redação, com BandNews TV

A recondução dos quatro conselheiros já havia sido proposta pelo governo desde 19 de fevereiro
A recondução dos quatro conselheiros já havia sido proposta pelo governo desde 19 de fevereiro
Paulo Whitaker/Reuters

Na noite desta terça-feira (2), quatro membros do conselho de administração da Petrobras disseram que não querem ser reconduzidos aos cargos por razões pessoais. João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha Sobrinho ocupavam os postos com indicação do governo federal, que é o acionista que controla a estatal. As informações são da BandNews TV.

“Em virtude dos recentes acontecimentos relacionados as alterações na alta administração da Petrobras, e os posicionamentos externados pelo representante maior do acionista controlador da mesma, não me sinto na posição de aceitar a recondução de meu nome como Conselheiro desta renomada empresa, na qual tive o privilégio de servir nos últimos sete meses”, criticou Omar Carneiro da Cunha, único que fez menção à troca no comando na nota divulgada pela Petrobras. 

A recondução dos quatro conselheiros já havia sido proposta pelo governo desde 19 de fevereiro, de acordo com a Petrobras. O conselho de administração é formado pelo presidente e 10 conselheiros, sendo seis deles ligados à União. 

A saída está relacionada com a decisão do presidente Jair Bolsonaro em trocar o comando da estatal, tomada em 19 de fevereiro, após o quarto reajuste no preço dos combustíveis. O general Joaquim Silva e Luna foi anunciado para o lugar de Roberto Castello Branco.

A interferência direta de Bolsonaro gerou polêmica e as ações da estatal na bolsa de valores chegaram a cair mais de 20%, mas começaram a se recuperar posteriormente. 

A diretoria da Petrobras vai ser trocada em março, mas a assembleia da estatal ainda não tem data marcada. A gestão de Castello Branco vai até o próximo dia 20 de março. 

Veja o comunicado da Petrobras na íntegra: 

A Petrobras, em continuidade aos comunicados de 19/02/2021 e 23/02/2021, comunica que foi informada pelos Conselheiros de Administração João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha Sobrinho que não pretendem ser reconduzidos ao Conselho de Administração da companhia na próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE).  

Os Conselheiros João Cox Neto e Nivio Ziviani informaram que, ao tempo que agradecem o convite para a recondução, lamentavelmente não poderão aceitar por razões pessoais.

O Conselheiro Paulo Cesar de Souza e Silva manifestou-se nos seguintes termos: “Em virtude que meu mandato de Conselheiro de Administração será, em breve, interrompido inesperadamente peço, por favor, para não ser reconduzido ao Conselho de Administração na próxima Assembleia. Aproveito para registrar meu respeito e reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido pela Diretoria Executiva e funcionários da Petrobras bem como pelos meus colegas Conselheiros sob a liderança do Presidente Eduardo Leal.”. 

O Conselheiro Omar Carneiro da Cunha se manifestou no seguinte sentido, em mensagem dirigida ao Presidente do Conselho: “Em virtude dos recentes acontecimentos relacionados as alterações na alta administração da Petrobras, e os posicionamentos externados pelo representante maior do acionista controlador da mesma, não me sinto na posição de aceitar a recondução de meu nome como Conselheiro desta renomada empresa, na qual tive o privilégio de servir nos últimos sete meses. Sob sua liderança, participei em um Conselho de Administração de altíssimo nível, que se manteve aderente as estratégias devidamente aprovadas, e seguindo os mais altos níveis de governança e de conformidade com os estatutos da empresa, e aos mais altos padrões de gestão empresarial. Lidei com uma Diretoria do mais alto padrão e funcionários excepcionais. A mudança proposta pelo acionista majoritário, embora amparado nos preceitos societários, não se coaduna com as melhores práticas de gestão, nas quais procuro guiar minha trajetória empresarial. Sendo assim, acredito que minha contribuição ao Conselho de Administração e à empresa seria fortemente afetada, e minha efetividade reduzida. Agradecendo mais uma vez a forma elegante e profissional como você e os demais companheiros deste CA me recepcionaram, subscrevo-me.”. 

A recondução desses Conselheiros havia sido proposta pela União Federal, conforme ofício do Ministério de Minas e Energia recebido pela Companhia em 19/02/2021. 

Eventuais substitutos indicados pelo acionista controlador serão submetidos ao processo de análise de gestão e integridade da companhia e objeto de análise pelo Comitê de Pessoas. 

Fatos julgados relevantes serão oportunamente comunicados ao mercado. 

Mais notícias

Carregar mais