Mãe de Danilo Cavalcante, brasileiro que fugiu de prisão nos Estados Unidos, Iracema Cavalcante deu entrevista nesta terça-feira (12) - a primeira após o filho escapar do presídio, há 14 dias.
Condenado à prisão perpétua por assassinar a namorada em 2021, Danilo cumpria pena no condado de Chester, na Pensilvânia. Ele foi recapturado pela polícia norte-americana nesta quarta-feira (13). Saiba mais no vídeo abaixo.
Pelo tempo em que estava foragido, foi comparado a Lázaro Barbosa, assassino em série que morreu em confronto com a polícia em 28 de junho de 2021, em Goiás, após 20 dias de fuga.
O que Iracema Cavalcante falou sobre o filho
- Moradora da zona rural do Tocantins, onde Danilo vivia antes de se mudar para os Estados Unidos, Iracema contou ao jornal norte-americano The New York Times que a família sempre foi pobre.
- Ela acrescentou que o filho nunca frequentou a escola.
- A mãe conta que Danilo começou a trabalhar aos cinco anos, como engraxate. Aos sete anos, trabalhava em fazendas do Tocantins.
- Iracema reconheceu os dois crimes de Danilo, mas afirmou que ele não era "uma ameaça para ninguém".
- Além de ter sido condenado nos Estados Unidos, Danilo era foragido da Justiça no Brasil, por ter assassinado um homem em 2017.
- Para Iracema, ele cometeu os dois assassinatos porque estava encurralado.
- No primeiro caso, foi jurado de morte e, no caso da namorada, estava sob ameaças de ser entregue às autoridades.
- Segundo a mãe, Danilo conseguiu fugir por muito tempo porque estava acostumado a passar fome.
- “Foi anoitecer sem comer, foi acordar de manhã e eu pensar o que era que eu ia dar pra eles comerem", relatou ao jornal.
- Iracema também contou, que se fosse Danilo voltar para prisão perpétua, era "melhor morrer logo".
“Não precisa sofrer tanto", lamentou Iracema sobre o filho.
Quais crimes Danilo cometeu?
Danilo matou a ex-namorada com 38 facadas na frente dos dois filhos dela, em 2021, na cidade de Phoenixville, na Pensilvânia. Ele não aceitava o fim da relação e temia que a vítima entregasse o passado criminoso dele, aqui no Brasil, às autoridades americanas.
No Brasil, Danilo é investigado por matar um homem a tiros na cidade de Figueirópolis, interior do Tocantins, em 2017.
Como ele foi recapturado?
Policiais investigaram uma área em Chester após um alarme soar na região. Equipes táticas trabalharam com apoio de times no ar e em terra conseguiram localizar o brasileiro nesta quarta-feira (13).
Os cachorros farejadores auxiliaram nas buscas e um dos cães chegou a morder Danilo na mata. Após a investida do animal, o policiais efetuaram a prisão.
Ele estava foragido desde 31 de agosto, quando conseguiu pular o muro do presídio do Condado de Chester, onde cumpria prisão perpétua por ter assassinado a ex-namorada.