
CEOs e donos de empresas bilionárias do ramo de tecnologia compareceram à posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos na segunda-feira (20).
Em local de destaque na cerimônia televisionada para todo o mundo, os convidados do republicano demonstraram proximidade do governo com as Big Techs.
Participaram do evento Mark Zuckerberg, dono da Meta, que controla Facebook, Instagram e WhatsApp; Jeff Bezos, da Amazon; Elon Musk, dono da Tesla, SpaceX, X e novo secretário do Departamento de Eficiência.
Na cerimônia de posse de Trump também estiveram CEOs notáveis. Tim Cook, da Apple, Shou Zi Chew do TikTok, Sam Altman da Open AI e Sundar Pichai, do Google. Os convidados ficaram próximos da família de Trump e do vice-presidente, J.D Vance.
Desde a eleição de Trump, os principais representantes das grandes empresas de tecnologia iniciaram um processo de rápida aproximação com o republicano. Cada um deles com motivos diferentes, que passam pela redução de processos antitruste, maior liberdade para fusões e aquisições, sobretudo as que envolvem startups, e uma abordagem mais permissiva em relação à inteligência artificial (IA) e às criptomoedas.