
Vinte e duas pessoas foram presas pela Polícia Civil da Bahia, entre elas, cinco policiais militares, na manhã desta quarta-feira (9), na Operação “Falsas Promessas 2”, que visa desarticular uma organização criminosa envolvida em rifas ilegais e lavagem de dinheiro.
Durante a operação, cerca de 300 agentes cumpriram 22 mandados de prisão preventiva e executaram 30 mandados de busca e apreensão, além de seis medidas cautelares diversas da prisão.
As investigações da Polícia Civil mostram que o grupo utilizava as redes sociais para divulgar rifas de alto valor, como veículos de luxo, sendo os sorteios manipulados, a fim de favorecer membros da própria organização.
Empresas de fachada e pessoas eram utilizadas para ocultar a origem dos valores ilícitos. Além disso, segundo a organização, o grupo criminoso teria movimentado R$ 680 milhões.
Veja quais são os influenciadores presos na operação:
Ramhon Dias
Ramhon Dias, tem 428 mil seguidores em uma das redes sociais e está entre os presos pela operação, conforme a TV Bahia. Na página do Instagram, ele se descreve como empresário e “máquina de prêmios”. Ele chegou a ser preso na primeira fase da operação, em setembro de 2024, mas foi solto, com uso de tornozeleira eletrônica, um mês depois.
Conforme o jornal A Tarde, o homem também teria sido preso em julho de 2023, por suspeita de lavagem ou ocultação de bens, corrupção, jogos de azar e associação criminosa, além de responder outros processos criminais.
Franklin Reis
Outro influenciador preso na operação, conforme a TV Bahia, foi Franklin Reis, que ficou conhecido nas redes sociais com conteúdos humorísticos. Com os personagens Neka e Abias, hoje ele soma mais de um milhão de seguidores no Instagram.
Na biografia da rede social, Franklin divulga: “Ação Golf + 2 motos” e direciona os seguidores para o link de uma página de prêmios. No último mês, o jovem chegou a participar do Rancho do Maia, de Carlinhos Maia.
Nanam e Gabriela
José Roberto Santos, mais conhecido como Nanam Premiações, e Gabriela Silva também estão entre os presos.O casal usava as redes sociais para divulgar rifas, além de mostrar os prêmios com detalhes em fotos e vídeos.
Nanam compartilhou uma nota sobre a prisão em seu Instagram que soma mais de um milhão de seguidores. O comunicado dos advogados diz que a defesa não concorda com a prisão e alega, ainda, que o homem tem se “comportado de forma diligente e colaborativa” com as autoridades.
A defesa ainda afirma que os sorteios são regulamentados e estão conforme as exigências legais, sendo fiscalizados pelos órgãos competentes, além de alegar inocência.
“Mais uma vez a perseguição do sistema, até quando o pobre que saiu da miséria vai ser tachado de marginal”, disse Gabriel aos seus 53 mil seguidores na rede social.
Apesar disso, ainda segundo a TV Bahia, casal é apontado como chefe do esquema.
Josemário Lins
O influenciador Josemário Lins, que tem mais de 654 mil seguidores no Instagram, também foi preso. De acordo com a TV Bahia, o homem estava em Juazeiro, na Bahia. Nas redes sociais, ele divulgava rifas e fotos de viagens para os Estados Unidos e Dubai.
O homem também divulga sorteios na biografia e afirma que é “100% legalizado”. Josemário, que já havia sido preso na primeira etapa da operação, escreve na descrição do perfil: “A fábrica de sonhos está de volta”.
Alexandre Tchaca
Um dos policiais presos é Lázaro Andrade, conhecido como Alexandre Tchaca, que tem 169 mil seguidores nas redes sociais, onde fala sobre crime, ações policiais e segurança pública.
No Instagram ele só diz que é casado e pai de três filhos. Além disso, ele divulga o “Podtchaca”, podcast no qual o policial recebe convidados para falar sobre temas como educação e segurança pública.
Alexandre já foi candidato a vereador de Salvador, mas não venceu.