Notícias

Quem são os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)?

Composta por 11 ministros, Corte é a instância máxima do Poder Judiciário; indicação é feita pelo presidente da República

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Galeria de Fotos

Quem são os ministros do STF?
1/12

Quem são os ministros do STF e que presidente indicou cada um deles?STF
André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro Edilson Rodrigues/Agência Senado
Kassio Nunes Marques, indicado por Jair BolsonaroSTF
Alexandre de Moraes, indicado por Michel TemerSTF
Edson Fachin, indicado por Dilma RousseffSTF
Edson Fachin, indicado por Dilma RousseffSTF
Rosa Weber, indicada por Dilma RousseffSTF
Luiz Fux, indicado por Dilma RousseffSTF
Dias Toffoli, indicado por Luiz Inácio Lula da SilvaSTF
Cármen Lúcia, indicada por Luiz Inácio Lula da SilvaSTF
Ricardo Lewandowski, indicado por Luiz Inácio Lula da SilvaSTF
Gilmar Mendes, indicado por Fernando Henrique CardosoSTF

O STF (Supremo Tribunal Federal) é a mais alta instância do Poder Judiciário brasileiro. Composta por 11 ministros, a Corte tem como principal atribuição a guarda da Constituição Federal. Cabe ao STF, por exemplo, julgar se leis e atos de governantes respeitam os princípios constitucionais.

A indicação ao cargo de ministro do Supremo é responsabilidade do presidente da República. Podem ser indicados cidadãos brasileiros natos com mais de 35 anos que tenham notável saber jurídico e uma boa reputação.

Todos os indicados pelo presidente da República devem ser aprovados por maioria absoluta no Senado (isto é, por mais de 41 dos 81 senadores) para então terem a posse confirmada no Supremo.

Atualmente, um ministro pode permanecer no cargo até completar 75 anos --em julho, o então ministro Marco Aurélio Mello se aposentou do cargo ao atingir esta idade.  

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou André Mendonça, ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, para ocupar a vaga deixada por Mello. Ele foi aprovado pelo Senado em 1 de dezembro, mas só deve tomar posse no dia 16 de dezembro.

Veja, a seguir, a composição atual do STF:

Kassio Nunes Marques

Primeiro indicado por Bolsonaro ao STF, Nunes Marques tomou posse como ministro em 2020. Natural do Piauí, é advogado especializado em Processo e Direito Tributário. Foi juiz do TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) e desembargador do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Alexandre de Moraes

Ministro do STF desde 2017, foi indicado ao cargo pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). É formado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), onde também é professor associado. Foi ministro da Justiça na gestão Temer, além de secretário municipal de Transportes de São Paulo na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) e secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo no governo de Geraldo Alckmin (PSDB).

Edson Fachin

Indicado ao cargo pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), é ministro do STF desde 2015. Na Corte, é o atual relator dos processos da Operação Lava Jato. Nascido em Rondinha (RS), é mestre e doutor em Direito. Foi procurador do estado do Paraná de 1990 a 2006. Também foi professor da Faculdade de Direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Luís Roberto Barroso

Ministro do STF desde 2013, Luís Roberto Barroso foi indicado ao cargo pela ex-presidente Dilma. Nascido em Vassouras (RJ), é bacharel em Direito pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e mestre em Direito pela Yale Law School. Também pela UERJ, é doutor em Direito Público. Foi procurador do estado do Rio de Janeiro e assessor jurídico da secretaria de Justiça do Rio.

Rosa Weber

Nascida em Porto Alegre, Rosa Maria Pires Weber tomou posse como ministra do STF em 2011, após indicação da ex-presidente Dilma. Em 2020, assumiu o posto de vice-presidente do Supremo para um mandato com duração de dois anos. É formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Foi juíza do TRT-4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região), ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Luiz Fux

Atual presidente do STF, Luiz Fux é ministro da Corte desde 2011, quando foi indicado ao cargo pela ex-presidente Dilma. Nascido no Rio de Janeiro, é formado em Direito pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Foi juiz e desembargador do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro), ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dias Toffoli

Nascido em Marília (SP), José Antonio Dias Toffoli é bacharel em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), onde é professor colaborador na pós-graduação. Está no STF desde 2009, por indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na gestão Lula, foi advogado-geral da União. De 2018 a 2020, foi presidente do STF. Hoje, preside a 1ª Turma da Corte.

Cármen Lúcia

Indicada pelo ex-presidente Lula, Cármen Lúcia Antunes Rocha é ministra do Supremo desde 2006. Mestre em Direito Constitucional pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), foi procuradora do estado de Minas Gerais. Também foi ministra e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). É professora titular da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).

Ricardo Lewandowski

Nascido no Rio de Janeiro, Enrique Ricardo Lewandowski é mestre e doutor em Direito pela USP (Universidade de São Paulo). Ao longo de sua carreira, atuou como advogado e consultor jurídico. Por quase 7 anos, foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, sendo depois promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Deixou este último cargo em 2006, ao ser indicado para uma vaga no STF pelo ex-presidente Lula.

Gilmar Mendes

Atual decano (isto é, o ministro mais velho) da Corte, Gilmar Ferreira Mendes é ministro do STF desde 2002. Foi indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Antes de tomar posse no Supremo, era advogado-geral da União. Ao longo de sua carreira, foi também procurador da República, consultor jurídico da secretaria geral da presidência da República e assessor do Ministério da Justiça. Formado em Direito pela UnB (Universidade de Brasília), é sócio e um dos fundadores do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público). 

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.