Notícias

Pfizer procurou governo federal 81 vezes por vacina, diz Randolfe na CPI da Pandemia

Segundo o vice-presidente da comissão no Senado, 90% das mensagens enviadas não tiveram resposta

Da Redação, com BandNews TV 09/06/2021 • 16:25 - Atualizado em 10/06/2021 • 13:27

Durante o depoimento do ex-secretário da Saúde Élcio Franco na CPI da Pandemia, em sessão desta quarta-feira (9), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um documento mostrando que, segundo a investigação da comissão do Senado, a Pfizer mandou mensagens ao governo federal por 81 vezes, ficando sem resposta na maioria das oportunidades.

"Ao que me parece, pelos documentos que temos aqui, 90% dessas [solicitações da Pfizer] sem resposta", explicou Rodrigues. Franco justificou que algumas das mensagens da farmacêutica eram respostas a demandas do governo e outras eram e-mails enviados repetidamente ao Ministério com o mesmo conteúdo.

Em seu questionamento a Franco, Randolfe disse que a Pfizer encaminhou a primeira correspondência ao presidente Jair Bolsonaro, sinalizando a busca por soluções e um plano de compromisso no combate ao coronavírus, em 17 de março de 2020. 

O vice-presidente da comissão listou todas as datas dos comunicados da empresa ao governo (veja abaixo), destacando uma mensagem com título “urgente” em 25 de junho, sobre “colaboração sobre vacina covid-19”. Segundo ele, a partir de 31 de julho, chegaram uma sequência de 4 mensagens chegaram com o título “audiência urgente”.

Élcio Franco disse que só tomou conhecimento das negociações com a Pfizer a partir de 6 de agosto, por meio de uma videoconferência. Segundo seu relato, foi quando a empresa informou que seu imunizante precisaria ficar armazenado a - 80ºC. 

Já uma reunião de 11 de novembro teria acontecido dois dias após a divulgação do êxito na fabricação da vacina da Pfizer.

Élcio Franco era considerado o braço direito do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, entre junho de 2020 e março de 2021.

Coronel Elcio Franco: "Negociamos com a Pfizer desde abril de 2020"; assista

  • pfizer
  • élcio franco
  • cpi da pandemia
  • vacina
  • randolfe rodrigues