Regiões do estado de SP enfrentam situações opostas no combate à pandemia

A média de ocupação dos leitos de terapia intensiva no estado está em 74%

Giovanna De Boer, da Rádio Bandeirantes

As regiões do estado de São Paulo vivem realidades diferentes no enfrentamento à pandemia. Enquanto algumas ainda tentam desafogar o sistema de saúde, outras já veem resultados do avanço da vacinação contra a Covid-19. A média de ocupação dos leitos de terapia intensiva no estado está em 74%

Quatro dos 17 departamentos regionais de saúde estão com mais de 90% de ocupação de UTI com pacientes com Covid-19. São eles: Barretos, Bauru, São João Da Boa Vista e Marília.

Os departamentos regionais de saúde são regiões que abrangem cidades próximas e são responsáveis, entre outras coisas, pelo planejamento de investimentos e monitoramento dos riscos à saúde.

A região de Marília é a que mais preocupa – está com mais de 90% de ocupação de UTI há seis meses. De acordo com o secretário de saúde do munícipio, Cássio Pinto, a cidade é polo de atendimento médico para outras 62 cidades próximas.

Além disso, a disseminação de novas variantes do coronavírus vem aumentando a dificuldade de baixar os índices de ocupação.

“Marília é o centro de 62 municípios que pertencem a DRS-9 e toda essa região vem experimentando desde o final de janeiro um número bastante elevado dessa taxa de ocupação. Novas variantes também fazem parte do dia-a-dia agora e isso tem agravado os casos”, explicou o secretário de saúde do munícipio, Cássio Pinto.

Situação diferente

Na contramão dos altos índices de UTI por pacientes com Covid-19, a Baixada Santista tem ocupação média de 50%. Das 9 cidades da Baixada, Guarujá é a que menos preocupa as autoridades de saúde – tem 39% dos leitos de UTI ocupados.

O avanço da vacinação e também medidas de orientação à população estão ajudando no combate ao coronavírus. Diferentemente da cidade de Marília, Guarujá não recebe pacientes de outras cidades.

O prefeito da cidade, Válter Sulman, afirma que desde o início da pandemia, a prefeitura criou um comitê do coronavírus e vem se adiantando nas decisões:

“Implantamos complexo de triagem, higienização e contamos com o apoio de muitos voluntários e de muita solidariedade. Basicamente, as medidas educativas, preventivas e restritivas, quando necessárias, foram adotadas em conjunto”, disse Sulman. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais