Renault comemora 25 anos de fabricação no Brasil

Com marco histórico, a montadora francesa promete aumentar os investimentos no país com a produção de um novo modelo utilitário no Paraná.

Bandfy

Conteúdo patrocinado para Renault

Nesta segunda-feira (04), a Renault realizou uma cerimônia para celebrar as mais de duas décadas que está presente com a instalação da sua fábrica em São José dos Pinhais. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Em discurso, o político destacou a importância do mercado automotivo na geração de empregos e divulgou um programa de incentivo de mais de R$ 3 bilhões com o objetivo de fortalecer a indústria, a inovação e a sustentabilidade. Enquanto o representante da marca anunciou que devem investir R$ 2 bilhões para a fabricação de um novo SUV, o Kardian, que será comercializado no mercado interno e exportado para 20 países. 

Impacto da Renault no Brasil 

O Complexo Industrial Ayrton Senna (CAS), é um conjunto de fábricas e centro de exportação para América Latina, com mais 3,5 de veículos produzidos e mais de 1 milhão de veículos exportados. Para alcançar este número, são mais de 5 mil colaboradores diretos e cerca de 25 mil empregos indiretos oferecidos pela montadora. Em 2020, o CAS foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial como referência em Indústria 4.0, sendo a única indústria automotiva da América Latina a obter este reconhecimento. A Renault também foi certificada como Great Place to Work pelo terceiro ano consecutivoindicador que destaca empresas que são ótimos locais para se trabalhar. 

Comprometida com o papel social, a montadora francesa desenvolveu o Instituto Renault. Nos últimos 12 anos, já impactou mais de 865 mil pessoas atuando em dois pilares, inclusão e segurança no trânsito. Os moradores do entorno da fábrica também recebem apoio do Instituto. A Associação Borda Viva é um dos projetos que beneficia mais de 100 mil pessoas por meio do empreendedorismo social. 

A Renault do Brasil foi a primeira montadora da América Latina a aderir aos Princípios de Empoderamento Feminino (WEPs) da ONU. Continuou na frente ao assinar o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ em 2020, assim como a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em 2021. 

Outro eixo importante promovido pela marca é a sustentabilidade. O CAS abrange um território de 2,5 milhões de metros quadrados, dos quais 40% são de Mata Atlântica preservadas. Desde 2016, a instalação é Aterro Zero, o que significa que todos os resíduos são corretamente processados, reciclados ou incinerados. 

Investimento em tecnologia e inovação 

A montadora incorporou as mais recentes tecnologias no Complexo Industrial Ayrton Senna. O Metaverso Industrial, como é chamado, trata-se de uma fábrica inteligente, 100% conectada. Diariamente, são gerados mais de 1 bilhão de pontos de dados, analisados em tempo real, o que permite o monitoramento preciso para aumentar a confiabilidade e a qualidade de cada veículo produzido no local. A modernização do processo produtivo conta com aproximadamente 700 robôs e 350 veículos guiados automaticamente. Também são realizadas por ano mais de 10 mil peças impressas em 3D que facilitam os processos internos de desenvolvimento. 

Em outras áreas, a Inteligência Artificial é aplicada para processar mais de 26 mil imagens todos os dias. Para conseguir resultados otimizados, parte dos treinamentos dos colaboradores são realizados em ambientes de realidade virtual. Além de implementar processo digitais que geraram uma economia positiva de R$ 2,5 milhões de folhas de papel. 

A importância de considerar o meio ambiente em cada etapa faz a montadora ser líder em veículos comerciais leves 100% elétricos no Brasil. A Renault deseja revolucionar a mobilidade com a linha de veículos E-Tech disponíveis para os brasileiros que também anseiam por um futuro mais sustentável. 

Em 2022 e 2023, a multinacional promoveu o Renault E-Tech Days, um evento aberto ao público para discutir sobre o futuro da mobilidade, com painéis, exposições de carros 100% elétricos e atividades interativas. Além disso, a marca apoia o projeto Noronha Carbono Zero e já levou 50 carros 100% elétricos para o arquipélago, além de construir um Ecoposto público para contribuir com a preservação da ilha. 

Outra iniciativa foi a parceria com o Parque Ibirapuera em São Paulo, que trouxe melhorias para o público que frequenta o coração verde da cidade. No local, foram instalados carregadores para carros elétricos e construídas duas quadras de tênis de saibro. A Renault quer democratizar o esporte e impulsionar novas gerações de atletas. A marca é patrocinadora premium do torneio de Roland-Garros desde 2022. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais