Notícias

Retrospectiva 2021: Brasil foi destaque com 5G e bateu recordes no agronegócio

Em nível internacional, bilionários financiaram missões inéditas com turistas civis ao espaço

Da redação

Em 2021, a revolução tecnológica bateu à porta dos brasileiros com o esperado leilão do 5G. Em nível mundial, pela primeira vez, civis foram ao espaço em aeronaves sem pilotos, cujas missões foram financiadas por empresários bilionários.

No campo, os números do agronegócio deram motivos para o brasileiro comemorar. Houve recordes na produção e exportação de alimentos. 

Violência

O Brasil parou para acompanhar a caçada ao criminoso Lázaro Barbosa, conhecido como o “serial killer de Goiás”, que durou 20 dias. Segundo a polícia, o suspeito cometeu assassinatos, assaltos e sequestros. Em meio a troca de tiros com policiais, o acusado foi baleado e morreu no confronto.

No interior de São Paulo, o “Novo Cangaço” agiu de forma violenta para assaltar bancos. De madrugada, explosivos foram acionados e tiros disparados em Araçatuba. Moradores foram feitos reféns para que os bandidos fugissem.

Brasil no campo

Pesquisa e tecnologia foram fundamentais para o crescimento do agronegócio brasileiro neste ano. Mesmo quase sem aumento de área plantada, a produção nacional bateu recordes. Com isso, gerou-se mais postos de trabalho no campo e cidades, com expectativa de abertura de mais de 20 milhões de vagas. As exportações brasileiras também bateram recordes, o que torna o Brasil uma peça fundamental para alimentar o mundo.

O futuro é agora

Finalmente, o tão aguardado leilão do 5G aconteceu, rendendo R$ 47 bilhões aos cofres públicos. A tecnologia deve ser instalada nas capitais a partir de 2022 e promete revolucionar a vida dos brasileiros.

Conquista do espaço

Bilionários fizeram história em 2021 com investimentos no turismo espacial. No dia em que se comemorava 52 anos da chegada do homem à lua, aconteceu o primeiro voo civil tripulado e sem piloto.

Todo o controle era remoto, feito da Terra. A viagem durou 10min10seg, chegando a 110 km de altitude, na aventura que contava com a presença de Jeff Bezos, dono da Amazon.

O bilionário Elon Musk também promoveu uma viagem espacial com turistas civis, ocasião em que passaram dias no espaço em vez de alguns minutos. A missão chegou quase seis vezes mais longe do que as lançadas por Richard Branson e Jeff Bezos, que fizeram voos suborbitais.

Vídeo: Retrospectiva 2021: um olhar para 2022; assista na íntegra

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais