A Prefeitura do Rio deve retomar no próximo sábado (4) a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac. A informação é do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz
Segundo ele, o Ministério da Saúde confirmou a entrega, nesta sexta-feira (3), de lotes do imunizante produzido pelo Instituto Butantan e também pela Pfizer. O número exato de doses, no entanto, não foi divulgado.
A vacina da Pfizer é a única aprovada pela Anvisa para aplicação nos menores de 18 anos. No momento, a campanha de vacinação no Rio só está disponível para quem tem 40 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais.
A Secretaria de Estado de Saúde distribuiu, nesta quinta (2), pouco mais de 202 mil doses de vacinas para os 92 municípios do estado. Os imunizantes, 112.320 vacinas da Pfizer e 90.250 da AstraZeneca, são destinados à segunda aplicação do esquema vacinal.
Procurado, o Ministério da Saúde disse que, até o fim da semana, mais de 16 milhões de doses vão ser entregues para todos os estados e Distrito Federal. Em contrapartida, a Fundação Oswaldo Cruz vai ficar duas semanas sem fazer entregas das vacinas AstraZeneca à pasta.
As próximas remessas estão programadas para a semana de 13 a 17 de setembro
Segundo a Fiocruz, o processo de produção e controle leva cerca de três semanas. Nesta sexta (3), um lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo, suficiente para produzir 4 milhões e meio de doses, deve ser recebido pela instituição.