Notícias

RS pode enfrentar calor recorde nesta semana por "onda incomum"; entenda

Cidades gaúchas podem sentir temperaturas acima dos 40ºC nesta semana

Da redação

Rio Grande do Sul pode registrar calor histórico nesta semana Unsplash
Rio Grande do Sul pode registrar calor histórico nesta semana
Unsplash

Os meteorologistas alertam para uma excepcional onda de calor que deve atingir o Rio Grande do Sul durante toda a semana a partir desta terça-feira (11) por causa de um bloqueio atmosférico que deve impedir o avanço de frentes frias pela região. Por isso, são previstas temperaturas acima dos 40º C até o final desta semana, segundo previsões feitas pela MetSul e Climatempo, principalmente em cidades ao sul e oeste do estado, com chances de quebra de recordes históricos.

O fenômeno climático deve ser sentido na região central da América do Sul, com previsão de recordes de calor também na Argentina, Uruguai e Paraguai.

Existe a possibilidade de o Rio Grande do Sul ter sua maior temperatura registrada desde 1910, início da medição histórica, com as máximas de 42,6º C em Alegrete (1917) e Jaguarão (1943). Em Uruguaiana, Quaraí, Jaguarão, Bagé e Dom Pedrito, as máximas previstas para o período devem ficar entre 37ºC e 43ºC até o final desta semana.

Para Porto Alegre, a previsão de um calor mais intenso aconteceria entre sexta e sábado, na faixa dos 37ºC a 40ºC – a maior temperatura registrada na capital gaúcha é de 40,6º C, em 2014 (segundo a Climatempo) e de 40,7º em 1943 (segundo a MetSul).

Na Argentina, a MetSul alerta para temperaturas com máxima acima dos 45ºC nesta semana e de 43ºC no Uruguai, principalmente em regiões próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul.

Vídeo: 138 cidades de MG em situação de emergências pelas chuvas

Tópicos relacionados

  • Brasil

Mais notícias

Carregar mais