Notícias

Rio Guaíba deve atingir 4 metros no sábado (4), diz governador do RS

Eduardo Leite pediu para moradores de áreas de risco na região metropolitana de Porto Alegre deixarem as casas e procurarem abrigo

Da redação

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
Reprodução/Canal Gov/YouTube

O Rio Guaíba, que beira a região metropolitana de Porto Alegre, deve atingir até 4 metros no sábado (3). A informação foi confirmada pelo governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em discurso nesta quinta-feira (2) durante reunião do comitê de crise. 

“O Guaíba atingirá os 3 metros, se é que já não atingiu, que é a cota de inundação, e deve chegar a 4 metros no sábado (4) e, dependendo da direção dos ventos, que podem escoar ou represar, pode chegar a 4 metros e 20, que pode piorar", afirmou Leite.

A situação, segundo o governador, é grave e será pior do que as cheias de novembro de 2023, quando o Guaíba atingiu 3 metros e 41 centímetros. 

Será algo gravíssimo na região das ilhas de Porto Alegre, região metropolitana, toda aquela bacia vai ter resposta muito forte. Por isso peço para saírem de casa e de forma ordenada enquanto há tempo

Chuvas no Rio Grande do Sul

Pontes vieram abaixo, pessoas foram arrastadas pela correnteza, deslizamentos de terra deixaram casas soterradas e cidades “desapareceram” após ficarem totalmente inundadas. Esse é o retrato do Rio Grande do Sul com os temporais que atingem o estado desde segunda-feira (29).  

Na noite de quarta (1º), o governo estadual decretou estado de calamidade pública. Ao menos 13 mortes foram registradas em decorrência dos temporais, que atingiram mais de 110 cidades. Cerca de 4,5 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. A Força Aérea Brasileira está ajudando nos trabalhos de resgate.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais