O Estado do Rio registrou, entre os dias 12 e 18 de setembro, o menor número de internações em UTI Covid desde o início da pandemia.
Segundo o levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, 460 pessoas foram hospitalizadas nesse período. Já entre 8 e 14 de agosto, esse número era de 1.187 doentes, o que representa uma redução de 61%.
O secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, diz que a queda nos indicadores é explicada pelo avanço da vacinação.
O menor índice já registrado foi no período entre 15 e 21 de março de 2020, mês em que a Organização Mundial de Saúde lançou o alerta mundial da pandemia do novo coronavírus.
A taxa de ocupação da rede SUS, que conta com unidades federais, estaduais e municipais, foi de 26,5% para enfermaria e 49,6% em UTI nesse semana pesquisada. A Central Estadual de Regulação também tem zerado a fila por Covid-19 durante vários momentos do dia.
Nos últimos sete dias, a média móvel de atendimentos nas 30 UPAs da rede estadual foi a menor desde outubro do ano passado, de 215 por dia.
Ainda de acordo com o Estado, também houve redução de 46% no número de óbitos entre agosto e setembro.
Nesta quarta-feira (28), o estado ultrapassou a marca de 51% de toda população adulta com esquema de imunização completo, e quase 90% com a primeira dose contra o coronavírus.