O Canal Livre deste domingo vai discutir os principais desafios do Brasil. As travas que impedem o desenvolvimento do país. O programa recebeu o filósofo Roberto Mangabeira Unger, que ocupou duas vezes a Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal.
Roberto falou sobre a reforma tributária. O professor disse que não acredita que a reforma vá trazer crescimento econômico.
“Não acredito. Para compreender a situação essencial do Brasil, agora é preciso entender que a característica básica é a mediocridade. É esse o nosso problema básico. O Brasil é uma das sociedades mais desiguais na história da humanidade. Mas nós somos agora, sobretudo, medíocres. O aparato produtivo está desqualificado.
E os brasileiros tão sem equipamento cognitivo, sem as competências necessárias para participar da economia do conhecimento Então, o país, há vários governos, é comandado por uma aliança entre o rentismo financeiro, os interesses financeiros e o “pobrismo”. A distribuição das sobras, das esmolas aos pobres. Com isso, ele cai. Ele se torna cada vez mais primário ou primitivo, e essa nossa queda é disfarçada pela nossa riqueza natural”, disse.
O BandNews TV transmite o Canal Livre às 20h, com a apresentação de Rodolfo Schneider e participação dos jornalistas Fernando Mitre, Thays Freitas e o cientista político Fernando Schüler. A partir de meia-noite, o programa é reexibido na TV aberta, na tela da Band.