Notícias

Robô explorador da Nasa pousa com sucesso e está em Marte

Da Redação, com BandNews TV e Jornal da Band

Com grade comemoração da equipe da Nasa, o robô Perseverance, da Missão Mars 2020, terminou os procedimentos de pouso no planeta vermelho às 17h56 (de Brasília) desta quinta-feira. As informações são da BandNews TV e do Jornal da Band.

O rover é o mais sofisticado já enviado para uma missão espacial. O equipamento tem 2,2 m de altura, 2,7m de largura e 3m de comprimento, pesando 1.025 kg.

A missão foi lançada em 30 de julho, do Cabo Canaveral, na Flórida, e viajou por quase sete meses até Marte.

A Perseverança passou pelos temidos “sete minutos de turbulência final”, ao entrar em alta velocidade na órbita de Marte, a mais de 20 mil km/h, e desacelerou rápido com a ajuda de paraquedas. A Nasa transmitiu o momento ao vivo e deve enviar vídeos e fotos em alta qualidade do momento nos próximos dias. 

O perfil da missão postou nas redes sociais a primeira imagem do rover em solo marciano.

A sonda levou um robô, que vai andar pela superfície para procurar sinais de vida passada. Mas Perseverança não viajou sozinha. Ela levou um passageiro muito importante: o drone Engenhosidade (ou Ingenuity, em inglês), que está equipado com sensores e vai fazer sobrevoos rasantes.

Com isso, a Nasa prepara terreno para um futura missão tripulada.

O mês de fevereiro foi movimentado no planeta vermelho. Além da sonda americana, chegaram até Marte naves enviadas pela China e pelos Emirados Árabes Unidos.

Mais notícias

Carregar mais