A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (10) uma operação de busca e apreensão contra o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga e outros investigados nas cidades de Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco.
A ação é parte de uma investigação que tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao desvio de recursos destinados à saúde pública.
A investigação começou em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social, a OS, para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde na cidade de Sorocaba.
Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias. São 28 mandados de busca e apreensão cumpridos hoje.
Além disso, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores em até R$ 20 milhões e a proibição da OS contratar com o poder público. Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.
Em vídeo nas redes sociais, Rodrigo Manga afirma que a operação da Polícia Federal é um artifício para barrá-lo de uma possível candidatura à presidência da República. “Mandaram a Polícia Federal depois da denúncia, da denúncia e da denúncia. […] Eu vou mudar e intensificar minha candidatura, não tenho medo de você, Lula”, disse.
Quem é Rodrigo Manga?
Rodrigo Manga, na verdade, é apelido de Rodrigo Maganhato. Ele é conhecido nas redes sociais como “prefeito tiktoker” por conta dos vídeos curtos que faz frequentemente sobre suas ideias políticas.
Manga iniciou sua vida política em 1998, quando de filiou ao Partido Liberal (PL). Em 2011, migou para o Partido Progressista (PP) e no ano seguinte conseguiu seu primeiro cargo político como vereador, sendo reeleito em 2016.
Em 2016 foi para os Democratas, onde ficou até 2020, quando se filiou aos Republicanos.
Ainda em 2020, ele venceu as Eleições e se elegeu como prefeito de Sorocaba. Manga foi reeleito de 2024 e já sinalizou que pensa concorrer a presidência da República caso Tarcísio de Freitas tente a reeleição como governador de São Paulo.