Notícias

Rosa Weber é eleita presidente do STF, e Barroso será vice

Placar ficou em 10 votos a um para os dois ministros do Supremo Tribunal Federal, e posse está marcada para 12 de setembro

Da redação

Rosa Weber foi eleita presidente do STF
Rosa Weber foi eleita presidente do STF
Rosinei Coutinho/STF

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleita presidente da mais alta Corte brasileira nesta quarta-feira (10). Na sessão de hoje, o ministro Luís Roberto Barroso foi escolhido como vice-presidente.

O placar ficou em 10 votos a um para ambos. Os próprios ministros do STF realizam a eleição. A sucessão da presidência obedece a um sistema de rodízio com base no critério de antiguidade. A posse está marcada para o dia 12 de setembro.

“Em especial nestes tempos tumultuados que nós estamos vivendo, o exercício deste cargo trata-se de um imenso desafio, como bem vossa excelência pode atestar, ministro Fux. Eu vou procurar desempenhá-lo com toda serenidade e com a certeza do apoio de vossas excelências que, para mim, será fundamental, sempre na defesa da integridade e na soberania da Constituição e do regime democrático. Muito obrigada”, discursou a ministra sobre a eleição protocolar.

O atual presidente do STF, Luiz Fux, parabenizou Weber e Barroso pela eleição, além de destacar sucesso para ambos na função.

“Eu quero desejar a ambos uma direção de muito êxito e sucesso e que consigam realizar os ideais, projetos, que são projetos coesos em relação à vontade de todos nós. Acima de tudo, que deus proteja a ambos nesta nobilíssima função, que é a presidência e vice-presidência da Suprema Corte do Brasil”, pontuou Fux.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais