A Rússia fez novos ataques à Ucrânia. Dessa vez, drones russos destruíram edifícios e paralisaram navios cargueiros no porto ucraniano de Izmail, no rio Danúbio, próximo à fronteira com a Romênia. Esta é a última rota de exportação marítima que restou para Kiev após tomada de controle do Mar Negro pela Marinha russa.
O porto, do outro lado do rio da Romênia, membro da Otan, tem servido como a principal rota alternativa da Ucrânia para as exportações de grãos, desde que a Rússia reimpôs seu bloqueio de fato aos portos ucranianos do Mar Negro em meados de julho, segundo o jornal britânico ‘TheGuardian’,
O presidente da Romênia condenou o ataque russo, chamando-o de inaceitável. O Ministério da Defesa da Ucrânia disse que um silo de grãos foi danificado. Não houve relatos de vítimas, de acordo com o governador da região de Odesa, Oleh Kiper.
Ainda segundo o ‘TheGuardian’, os portos ucranianos do Rio Danúbio representavam cerca de um quarto das exportações de grãos antes da Rússia sair do acordo do Mar Negro e desde então se tornaram a principal rota de saída.