Notícias

Rússia diz que cidade ucraniana no leste está sob seu total controle

Separatistas pró-russos da auto-proclamada República do Povo de Donetsk haviam dito na sexta-feira que haviam tomado a cidade de Lyman

Reuters

Rússia diz que cidade ucraniana no leste está sob seu total controle
Rússia diz que cidade ucraniana no leste está sob seu total controle
Reprodução

O ministério da Defesa da Rússia disse neste sábado que a cidade ucraniana de Lyman, no leste, está sob total controle dos russos e de forças apoiadas por russos na região.

Separatistas pró-russos da auto-proclamada República do Povo de Donetsk haviam dito na sexta-feira que haviam tomado a cidade, um polo ferroviário ao oeste de Sievierodonetsk.

A Ucrânia afirmou na sexta-feira que a Rússia havia capturado a maior parte de Lyman, mas que suas forças estavam bloqueando um avanço em Sloviansk, uma cidade a 20 quilômetros na região sudoeste.

Forças ucranianas e russas estão lutando por Lyman há dias.

Em uma atualização diária, a Rússia afirmou que havia usado ataques com mísseis para destruir postos de comando ucranianos em Bakhmut e Soledar. As duas cidades ficam em uma estrada estrategicamente importante, ao sudoeste de Lysychansk e Sievierodonetsk, onde a principal ofensiva da Rússia agora está concentrada.

O ministério também afirmou que havia destruído cinco postos de comando e observação, atingido áreas onde havia soldados ucranianos e equipamentos e destruído quatro armazenamentos de munição nas cidades de Nyrkove, Bakhmut e Myronivka.

A Reuters não conseguiu confirmar de maneira independente as reivindicações da Rússia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais