Com vetos da Rússia e da China, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou uma proposta de resolução apresentada pelos Estados Unidos para cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.
A proposta dos Estados Unidos previa um “cessar-fogo imediato e sustentável” no enclave palestino, para proteer a população civil e permitir a chegada de ajuda humanitária para a população faminta. A resolução da trégua estava ligada à libertação imediata de todos os reféns sob poder do Hamas.
Na votação do conselho desta sexta-feira, apenas Rússia, China e Argélia votaram contra a resolução americana, ou seja, a proposta recebeu 11 votos a favor e uma abstenção (Guiana). Porém, como Rússia e China são dois dos cinco membros permanentes do bloco, que têm poder de veto, a proposta não foi aprovada.
Ao justificar o veto, o embaixador da Rússia, Vassily Nebenzia, declarou que os EUA já tinham prometido um acordo de trégua no conflito, porém só reconheceram a necessidade do cessar-fogo quando “mais de 30 mil habitantes de Gaza já morreram”.