Após a aprovação emergencial do uso das vacinas contra a Covid-19 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no domingo, 17, governadores se mobilizaram para começar o plano de vacinação pelo País. Em São Paulo, a primeira a receber a dose foi a enfermeira Mônica Calazans, seguida de 100 profissionais de saúde. Nesta segunda-feira, 18, alguns governadores comunicaram quando será o início da vacinação em cada estado. As informações são da BandNews FM.
São Paulo
O primeiro estado a começar a vacinação no país está no segundo dia de aplicações das doses em profissionais de saúde do Hospital das Clínicas, na capital paulista. As doses da CoronaVac importadas da China começaram a ser distribuídas para o interior e outras cidades iniciam a imunização ainda na tarde desta segunda-feira, 18. A expectativa é que 60 mil pessoas sejam imunizadas nessa primeira semana.
Rio de Janeiro
Vacinação do estado começa na capital em ato solene marcado para às 17h. O governador em exercício Cláudio Castro anunciou que todos os municípios devem ter condições para começar a imunização amanhã e, além dos trabalhadores da saúde, os maiores de 85 anos também vão receber as doses do primeiro lote. Não haverá um chamamento especial para a vacinação e a CoronaVac estará disponível nos postos de saúde do estado. Cerca de 232 mil fluminenses devem se imunizar nessa primeira etapa.
Amazonas
A vacinação começa nesta segunda-feira e em um primeiro momento serão 306 mil doses, sendo o estado do Norte que mais vai receber vacinas. A previsão é que o cargueiro levando o produto chegue à tarde na capital amazonense.
Minas Gerais
O governador Romeu Zema falou que serão mais de 500 mil doses distribuídas para mais de 800 municípios. A logística conta com aviões e helicópteros do estado. A imunização começa ainda nesta segunda-feira, às 17h.
Goiás
Estado recebe mais de 100 mil doses nesta segunda e a primeira cidade com vacinação será Anápolis. Um idoso e um profissional de saúde vão receber o imunizante na cidade que recebeu os expatriados de Wuhan.
Rio Grande do Sul
Um técnica de enfermagem será a primeira vacinada em Porto Alegre. A campanha começa no Hospital das Clínicas da capital gaúcha e a previsão é que todos os municípios recebam as doses até terça-feira, 19. Mais de 14 milhões de seringas estão disponíveis para vacinação.
Paraná
Um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem serão os três primeiros vacinados contra a covid-19 no Paraná. O evento simbólico será realizado a partir das 17h, no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. A informação apurada pela BandNews FM ainda não foi confirmada oficialmente pelo Governo do Paraná. 242 mil doses vão ser destinadas ao estado.
Bahia
Está prevista para terça-feira, 19, a campanha de vacinação na Bahia. A sede do grupamento aéreo será usada como ponto de logística e os municípios mais distantes do estado vão receber as doses por helicóptero.
Paraíba
O governador da Paraíba, João Azevedo, disse em entrevista à BandNews FM que a vacinação contra a Covid-19 deve começar amanhã. A distribuição das doses para os municípios devem começar após os lotes chegarem ao estado. Cerca de 92.960 doses da Coronavac que devem imunizar 54.689 paraibanos.
Espírito Santo
O estado começa a vacinação ainda nesta segunda-feira, 18, em um hospital de referência em Serra. Pessoas idosas em instituição de longa permanência e indígenas também terão preferência nesta primeira etapa.
Ceará
O governador Camilo Santana, do Ceará, afirmou que as primeiras doses chegam às 14h e a vacinação se inicia ainda segunda-feira, 18.
Brasília
A capital federal a espera pelas doses no Aeroporto de Brasília às 14h. Haverá uma entrevista coletiva para explicar os detalhes da vacinação e a expectativa é que os primeiros imunizados recebam a injeção nesta segunda-feira, 18.