Na orla de Salvador, um homem encontrou vários filhotes de tartaruga-marinha desnorteados, alguns atacados por formigas, devido à iluminação nova na Praia de Stella Maris, conhecida por ser berçário desses animais marinhos. Quem publicou o vídeo, cujo perfil no Instagram é Binho Nogueira, criticou a prefeitura da capital.
Na postagem, Nogueira diz que a iluminação de responsabilidade da prefeitura e refletores de moradores que apontam para o sentido oposto do oceano fazem com os filhotes fiquem confusos. Acontece que, ao nascerem, as tartarugas são guiadas, para o mar, pela luz da Lua no horizonte.
Filhotes são guiados pela Lua
No site do Projeto Tamar, ação que promove a preservação de tartarugas-marinhas ameaças de extinção, há uma explicação sobre o ciclo de vida desses animais. Tanto que, na maioria das vezes, os ovos eclodem à noite, o que diminui o risco de serem atacados por predadores.
“A saída do ninho ocorre quase sempre à noite, estimulada pelo resfriamento da temperatura da areia. Nessa hora, são menores as chances de serem atacados por predadores [...] Para chegar ao mar, os filhotes se orientam pela luminosidade do horizonte”, diz trecho de um artigo do Projeto Tamar.
14 filhotes resgatados
Na denúncia de Nogueira, ele destaca que 14 filhotes de tartarugas-marinhas foram resgatados e que a maioria seguia rumo ao asfalto devido à iluminação artificial.
“Resgatamos 14 filhotes de tartaruga, algumas sendo atacadas vorazmente por formigas, mas conseguimos salvá-las. A grande maioria indo em direção ao asfalto pela incidência de iluminação”, escreveu o denunciante.
Band procurou a prefeitura
A Band procurou a prefeitura de Salvador e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Promoção Animal (Secis) para pedir um posicionamento. Até o fechamento desta reportagem, os órgãos procurados não se manifestaram oficialmente.
A região onde as tartarugas foram encontradas passou por um processo recente de urbanização. Em abril do ano passado, a primeira etapa da obra, um trecho de 1,2 km foi entregue com uma estrutura composta por, além da iluminação, paisagismo, calçadão, pavimentação e nova drenagem.
No último dia 10 de abril, uma matéria da prefeitura de Salvador destacou o lançamento da segunda etapa da obra, que chegará à Praia do Flamengo, na mesma região da Praia de Stella Maris. Na ocasião, o prefeito destacou conversas em prol dos interesses da gestão, de ambientalistas e dos moradores.
Nota do Projeto Tamar
O Projeto Tamar também divulgou nota. O texto confirmou que os filhotes resgatados ficaram desorientados com iluminação artificial branca, além de destacar que a entidade dialoga com a prefeitura para reforçar o monitoramento na região e fazer as devidas adequações, quando necessário.
O projeto também solicitou à população o uso de luzes com cores quentes (amarelo ou âmbar) e de baixa intensidade.