Santa Catarina registra neve em novembro pela primeira vez na história

Até então, a neve mais tardia documentada na região Sul do país ocorreu em 19 e 20 de outubro de 1946, no Rio Grande do Sul

Da redação

Santa Catarina registra neve em novembro pela primeira vez na história Reprodução/Agência Brasil/Marleno Muniz Farias/Governo de SC
Santa Catarina registra neve em novembro pela primeira vez na história
Reprodução/Agência Brasil/Marleno Muniz Farias/Governo de SC

O mês de novembro começou com bastante frio na região da serra de Santa Catarina. Pela primeira vez na história, foi registrado neve no Morro da Igreja e chuva congelada em São Joaquim no final da madrugada desta terça-feira (1º). Até então, a neve mais tardia documentada na região Sul do país ocorreu em 19 e 20 de outubro de 1946, no Rio Grande do Sul.

Nesta semana, quarta-feira e quinta-feira (02 e 03) terá chuva fraca e isolada pelo litoral norte do Rio Grande do Sul. Já nas demais áreas, o tempo será firme, mas com frio devido a uma massa de ar polar. 

Os dias mais gelados serão observados até o dia quinta-feira, com potencial para geada entre quarta-feira e sexta-feira (4) desta semana. No centro norte, noroeste e serra do Rio Grande do Sul, a temperatura pode ser abaixo dos 3ºC. Chuva fraca apenas no final de semana no litoral norte. Já nas demais áreas o tempo segue firme e frio.

Cultivos de verão no Sul do país, como o milho e a soja, por conta desse frio forte, podem ter problemas no desenvolvimento e emergência mais lentos, e também folhosas e frutíferas em fase de floração. Devido a esse forte frio e tardio atípico para essa época do ano, na região.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais