O Santuário Nacional de Aparecida informou que vai suspender as missas com participação presencial do público a partir desta sexta-feira (09). As informações são do Israel Goldenstein, da Band Vale no BandNews TV.
A suspensão vem após o Supremo Tribunal Federal decidir ontem, que estados e municípios podem impor medidas mais restritivas com relação as celebrações religiosas presenciais.
Desde o domingo de páscoa, o maior templo mariano do mundo, vinha realizando missas com a presença de fiéis.
No estado de São Paulo, celebrações religiosas estavam proibidas de acontecer presencialmente, desde o dia 15 de março. A medida estaria em vigor enquanto durasse a Fase Emergencial do Plano São Paulo
Só que na semana passada, o ministro do STF, Nunes Marques, havia liberado a realização de cultos e missas com a presença de fiéis. A decisão foi considerada monocrática, ou seja, proferida apenas por um magistrado.
No começo da noite de ontem, a maioria dos magistrados do Supremo, decidiu que o poder público pode sim fechar igrejas e demais templos religiosos, devido ao agravamento da pandemia.
Os ministros consideraram como constitucional o decreto de João Doria que determinou o fechamento dos centros religiosos para evitar aglomerações.
Em Aparecida, as duas Basílicas permanecem abertas para visitação, porém, sem celebrações. As áreas comerciais e atrativos turísticos estarão fora de operação. As missas seguem sendo transmitidas pelos canais oficiais do Santuário.