Notícias

São Paulo alerta para casos de infecção simultânea por Covid-19 e gripe

Vigilância Sanitária da capital paulista defende testagem; casos ainda são novos

Da Redação, com BandNews FM

A Prefeitura de São Paulo alerta para a possibilidade de aumento de casos de gripe e covid-19 após as festas e as viagens de fim de ano.

Ainda é cedo para dizer se quadros de dupla infecção são raros ou comuns. É o que explicou nesta segunda-feira (3) o Coordenador de Vigilância em Saúde da capital paulista, Luiz Artur Caldeira, em entrevista à Rádio BandNews FM.

Segundo Caldeira, os casos são novos e, até então, não havia nenhum registro de infecção pelas duas doenças - uma vez que em nenhum outro momento, desde o início da pandemia, houve tantos casos das duas doenças ao mesmo tempo.

O Rio de Janeiro, por exemplo, registrou o caso de um jovem de 16 anos que testou positivo para influenza e covid-19 ao mesmo tempo.

De acordo com Caldeira, os casos são monitorados e o aumento de testes em São Paulo vai ajudar a identificar exatamente os tipos de infecções na cidade.

“A testagem é um dos instrumentos que nos faz direcionar esses fluxos de atendimento e diagnosticar com maior rapidez qual é a infecção respiratória que esse paciente está apresentando”, disse.

De qualquer forma, ele fez um alerta: para os grupos prioritários - crianças, idosos e gestantes, por exemplo -, uma dupla infecção pode, sim, indicar um grande risco.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais