O secretário municipal da Saúde de SP, Edson Aparecido, confirmou na tarde deste sábado, 05, em entrevista à BandNews TV, que a cidade de São Paulo será uma das contempladas a receber a vacina de dose única da Janssen. “Acabei de falar com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que me confirmou que vamos receber mais uma vacina, a da Janssen. Isso tudo contribui para que possamos ter uma vacinação mais acelerada”, disse.
Segundo o secretário, a capital paulista tem capacidade para vacinar 600 mil pessoas ao dia. “Temos logística e condições necessárias para preservação das vacinas. A cidade está preparada. Quanto mais vacina recebermos, mais vacinas vamos aplicar.”
A data de chegada do imunizante e a quantidade de doses, porém, não foram divulgadas por Edson. “Isso quem define é o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, que repassa para Secretária Estadual. Nós não sabemos quando vamos receber, mas o importante é que uma dose é suficiente para imunizar as pessoas.”
O secretário ainda entregou que, do ponto de vista logístico, seria interessante vacinar as pessoas em situação de rua com o imunizante da Janssen. “Nós fomos a primeira cidade do Brasil a vacinar pessoas em situação de rua (...), uma vacina de única dose, sem dúvida nenhuma, pra terminarmos de vacinar todos os 24 mil moradores de rua da cidade seria, sob o ponto de vista de logística, muito melhor.”
Dia D de vacinação
A capital paulista realizou neste sábado, dia 05, assim como todo o estado de São Paulo, o Dia D de imunização contra a Covid. A campanha foi exclusiva para distribuição de segundas doses da Coronavac e AstraZeneza. “Com o dia de hoje, temos 5.4 milhões de pessoas que já tomaram, ao menos, uma dose da vacina na cidade.”
São Paulo foi uma das cidades que optou por reservar a segunda dose dos imunizantes para as pessoas. “Isso foi decisivo, agora garantimos 100% da imunização das pessoas. Na cidade de São Paulo nós não utilizamos a segunda dose como primeira. Nós guardamos a segunda dose e todo mundo que precisa tomar, estamos fazendo”, disse. “Só no dia de hoje, vacinamos na casa dessas pessoas cerca de 34 mil idosos acamados, que não poderiam se dirigir a um posto de saúde.”
A partir de segunda-feira, a Prefeitura de São Paulo vai passar a aplicar a segunda dose da vacina contra o coronavírus nos postos de vacinação drive-thru. Até então, a segunda dose era aplicada na capital paulista somente nas UBS’s. Grávidas sem comorbidades também poderão ser imunizadas na capital a partir do dia 07 (e em todo o estado a partir do dia 10). “Todas as grávidas precisam levar um atestado do seu médico autorizando-a tomar a vacina, além do documento pessoal e comprovante de residência”.